Inscrições abertas para o III Encontro de Pesquisa em Arquivologia

08/10/2018 - 18:03  •  Atualizado 10/10/2018 17:05

Estão abertas as inscrições para o III Encontro de Pesquisa em Arquivologia da Ufes, que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), campus de Goiabeiras. Dirigido a profissionais e estudantes universitários que desejam adquirir e trocar experiências sobre a área, o evento abordará o tema "O arquivo no seu triplo papel: cultural, administrativo e jurídico".

Para o encontro serão disponibilizadas 240 vagas. Os interessados podem se inscrever por meio do endereço eletrônico https://encontroarquivologiaufes2018.blogspot.com/ . Serão emitidos certificados a todos os inscritos que cumprirem pelo menos 75% da carga horária.

O objetivo do evento é estimular reflexões sobre pesquisas e vivências profissionais no âmbito dos Arquivos e da Arquivologia, além de aproximar profissionais que atuam em arquivos dos setores público e privado, e estimular reflexões sobre a importância do acesso aos bens culturais e aos documentos de arquivo, os caminhos possíveis e formas de apropriação.

Veja abaixo a programação:

Data: 17/10/2018

18h30 – Abertura. Presença de Rogério Naques Faleiros, diretor do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE); Luciana Itida Ferrari, chefe do Departamento de Arquivologia da Ufes e membro da Comissão Organizadora; André Malverdes, professor do Departamento de Arquivologia e coordenador geral do evento; Anderson Gomes Barbosa, presidente da Associação dos Arquivistas do Estado do Espírito Santo; e Cilmar Francescheto, diretor geral do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo.

19h às 20h30 - Apresentações dos Trabalhos de Comunicação Livre

Data: 18/10/2018

18h às 19h - Workshop: "Técnicas avançadas de digitalização, indexação e busca". Participação de Joyce Dias de Souza (Empresa Vitory e Arquivologia-Ufes) e Matheus Nogueira (Empresa Vitória Virtual e mestrado de Informática da Ufes)

19h às 20h30 - Palestra: "A Arquivologia e o Arquivista frente à tecnologia digital: o desafio do domínio de novos conceitos e práticas". Participação de Rosely Curi Rondinelli (Fundação Casa de Rui Barbosa) e mediação de Margarete Farias de Moraes (Ufes)