Inscrições abertas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo

14/08/2019 - 19:08  •  Atualizado 15/08/2019 16:19

A Pró-Reitoria de Graduação está ofertando 169 vagas no curso de Licenciatura em Educação do Campo (Procampo), para ingresso no ano letivo de 2020. Em Vitória, serão oferecidas as habilitações Linguagens (Língua Portuguesa, Artes, Literatura e Educação Física) e Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), com 40 vagas cada uma. Já em São Mateus, as oportunidades são para as habilitações Ciências Humanas e Sociais (Geografia, História, Sociologia e Filosofia), com 40 vagas; e Ciências Naturais (Química, Física e Biologia), com 49 vagas.

Os interessados podem se inscrever até 6 de outubro, pelo endereço ps.ufes.br. Será cobrada taxa de inscrição de R$ 70. A isenção do pagamento pode ser solicitada até 13 de setembro por candidatos com renda familiar mensal igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa, que tenham cursado o ensino médio completo em escolas da rede pública ou com bolsa integral em escolas da rede privada.

O curso é destinado preferencialmente para jovens e adultos residentes em comunidades do campo. Caso existam vagas remanescentes, estas poderão ser ocupadas por professores em exercício nas escolas do campo da rede pública que não tenham licenciatura na área de atuação; por professores ou outros profissionais da educação com atuação em experiências educacionais alternativas de educação do campo, vinculadas aos movimentos sociais ou sindicais do campo; e por professores ou outros profissionais da educação com atuação em programas governamentais que visem à ampliação do acesso à educação básica da população do campo.

Metade das vagas ofertadas no Procampo será reservada para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, incluindo os que obtiveram esse nível de ensino em cursos de Educação de Jovens e Adultos, ou por meio de certificação com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja); ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.

Dentro desse percentual, haverá ainda vagas destinadas para candidatos com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário-mínimo e meio por pessoa; para aqueles que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas (PPI); e para candidatos com deficiência.

Mais informações no edital anexado abaixo e no endereço ps.ufes.br.

Texto: Nábila Corrêa