Inscrições abertas para o I Seminário Interdisciplinar sobre o Suicídio

Estudantes dos cursos de Filosofia e Direito da Ufes realizam nos dias 25, 26 e 27 de setembro o I Seminário Interdisciplinar sobre o Suicídio. O evento é gratuito e será realizado nos auditórios do IC-II e do IC-IV, no campus de Goiabeiras, como faz parte da programação da campanha Setembro Amarelo, de prevenção do suicídio. A campanha é realizada desde 2014 em todo o mundo e tem o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção.

Os interessados podem se inscrever até o dia 21 de setembro por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeGTk7cEW80VoZqtX6hvY1m5ZCaRKMt7PFDRz2Q-7ipblVuag/viewform?usp=sf_link .

A abertura do seminário será no dia 25, às 14 horas, no auditório do IC-IV, no Centro de Educação, com uma sessão comentada do filme Elena e uma mesa sobre o tema O que a filosofia tem a dizer sobre o suicídio? .

Nos demais dias, o seminário abordará ainda temas como Suicídio e Sexualidade e Suicídio: atenção e cuidado, além de promover sessões comentadas por especialistas sobre filmes que tratam da questão (veja abaixo a programação completa).

Informações sobre inscrições também podem podem ser obtidas por meio do endereço eletrônico seminariosobresuicidio [dot] ufes [at] gmail [dot] com .

Saúde mental

Também como parte da campanha, a equipe psicossocial do Departamento de Atenção à Saúde (DAS) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) promoverá no dia 28 de setembro uma roda de conversa sobre o tema: Suicídio e cuidados com a saúde mental. A palestra será ministrada das 13h30 às 14h30, no auditório da Biblioteca Central.

A programação da campanha Setembro Amarelo na Ufes teve início no dia 30 de agosto, com uma palestra do jornalista André Trigueiro, autor do livro “Viver é a melhor opção – A prevenção do suicídio no Brasil e no mundo”, no Teatro Universitário.

Nos dias 1º e 2 de setembro, também no Teatro Universitário, foi realizado o V Seminário de Prevenção ao Suicídio no Espírito Santo e II Encontro de Sobreviventes, coordenado pelo Núcleo de Estudos de Espiritualidade da Ufes e pelo Grupo de Trabalho de Prevenção de Suicídio no Espírito Santo. Ainda no dia 1º, foi hasteada no campus de Goiabeiras uma bandeira amarela, cor símbolo da campanha. Além disso, durante todo o mês alguns pontos do campus estão sendo iluminados de amarelo. A logomarca da Ufes nas redes sociais também está sendo exibida na cor amarela e, no portal da Universidade, um laço amarelo marca a adesão à campanha.

Veja a programação completa do I Seminário Interdisciplinar sobre o Suicídio:

Dia 25 de setembro de 2017

13:30 às 14h – Credenciamento
 

14:00 às 16:30 - Primeira sessão comentada de filmes: "Elena" (2013, 1h 22min)
Comentador: Prof. Dr. Lúcio Vaz (Ufes)
Local: Auditório do IC-IV, Centro de Educação, campus de Goiabeiras

18:00 às 19:30h - Mesa: “O que a filosofia tem a dizer sobre o suicídio?”

Palestrantes:
Prof. Dr. Lúcio Vaz (Ufes)
Prof. Dr. Marcelo Barreira (Ufes)
Local: Auditório do IC-IV, Centro de Educação, campus de Goiabeiras

 

Dia 26 de setembro de 2017

18:00 às 21h - Segunda sessão comentada de filmes: "Orações para Bobby" (2009, 1h 30min)
Comentador: Prof. Dr. Alexsandro Rodrigues (Ufes)
Local: Auditório do IC-II, Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras

 

Dia 27 de setembro de 2017

13:30 às 16:30h - Mesa: Tema “Suicídio: atenção e cuidado”:

Palestrantes:
Psicóloga Jaddh Yasmin Malta Cardoso (Ufes)
Major Ferrari (membro da equipe de negociadores do Corpo de Bombeiros do ES)
Prof. Dr. José Edgard Rebouças (Ufes)
Representante do Centro de Valorização da Vida (CVV)

Local: Auditório do IC-II, Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras

18:00 às 20:00h - Terceira sessão comentada de filmes: "A ponte" (2005, 1h 35min)
Comentador: Prof. Dr. Diemerson Saquetto (Instituto Federal do Espírito Santo - IFES / Conselho Regional de Psicologia do ES)
Local: Auditório do IC-II, Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras

Obs.: Serão emitidos certificados para os participantes que cumprirem a carga horária mínima de 75% do evento.

Texto: Thereza Marinho

 

Categoria: 
Destaque
Evento
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.