Inscrições abertas para aulas de natação para crianças com TDAH

28/03/2018 - 11:50  •  Atualizado 11/04/2018 12:42

O Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (CEFD) está com as inscrições abertas para o projeto “Como a natação pode ajudar as crianças com TDAH”. As aulas são gratuitas e acontecerão duas vezes por semana, às quartas e às sextas-feiras, das 9 às 11 horas, no Parque Aquático do CEFD, campus de Goiabeiras.

Podem participar crianças de ambos os sexos, de 7 a 12 anos de idade, com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que é um transtorno neurobiológico que reduz a atividade na parte do cérebro relacionada à atenção.

O projeto é coordenado pelo professor do curso de Educação Física, Leonardo Graffius Damasceno, e foi desenvolvido após a conclusão do seu doutorado. Em sua tese, intitulada “Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade: um estudo com um programa de aprendizagem de natação”, o professor concluiu que uma intervenção motora por meio de um programa de aprendizagem de natação, contribui de forma positiva no desempenho final de crianças com TDAH, reduzindo assim, os sintomas do transtorno.

O projeto conta também com a participação de alunos monitores do curso de Educação Física da Ufes, sob orientação do professor Leonardo.

As inscrições e mais informações sobre o projeto podem ser obtidas diretamente com o professor por meio do telefone 9-9714-4211. Para a inscrição é necessário apresentar um laudo de um neuropediatra atestando que a criança é portadora do transtorno.

TDAH

Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) apresentam dificuldades de manter a atenção em determinada tarefas e não conseguem, por exemplo, completar trabalhos escolares, serviços domésticos, ficar parada por muito tempo. Também têm dificuldades de obedecer regras e costumam ser distraídas, esquecidas, desorganizadas, impulsivas, agitadas ou hiperativas.

O transtorno aparece na infância e acompanha o indivíduo por toda a vida.

Texto: Jorge Medina