Inscrições abertas até 31 de julho para o Prêmio Jovem Cientista 2018

Com o tema Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social, a edição 2018 do Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas para projetos até o dia 31 de julho.

Instituído em 1981 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Prêmio revela talentos, impulsiona a pesquisa no país e investe em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade. As inscrições podem ser feitas no website jovemcientista.cnpq.br.

Segundo os organizadores do prêmio, essa edição busca por inovações na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço do país. Neste contexto, estudantes e jovens pesquisadores são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão desse contexto e a proposição de novas soluções para questões urgentes da sociedade.

São cinco categorias: mestre e doutor; estudante do ensino superior; estudante do ensino médio; mérito institucional; e instituição de ensino superior. A premiação pode chegar a 40 mil reais, além de bolsas de estudo oferecidas pelo CNPQ.

Para a categoria estudante do ensino médio o CNPQ disponibilizou, no website do prêmio, seis web-aulas para ajudar o iniciante no mundo científico a dar os primeiros passos no desenvolvimento de sua pesquisa. Os interessados ainda podem acompanhar todas as novidades do prêmio e acompanhar as discussões nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube.

Texto: Hélio Marchioni