Init orienta a comunidade acadêmica sobre inovação e propriedade intelectual

06/03/2014 - 18:10  •  Atualizado 07/03/2014 19:01

Por Hélio Marchioni

O Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init) vai visitar os 10 Centros de Ensino da Universidade até o fim do primeiro semestre deste ano para orientar a comunidade acadêmica sobre questões relacionadas à propriedade intelectual (PI) e inovação tecnológica (IT). Em janeiro, o diretor do Instituto, Antônio Alberto Fernandes, participou das reuniões do Conselho Departamental do Centro de Ciências Exatas (CCE) e do Centro de Artes (CA) e mostrou como o pesquisador pode proteger suas pesquisas e invenções.

Segundo Fernandes, o objetivo é mostrar a política de PI e IT da Universidade e as novidades que ela apresenta, além de divulgar as ações do Init para a comunidade universitária.

Na reunião, foram abordados os procedimentos realizados pelo Init para a proteção do  patrimônio intelectual, além de orientações so-bre termos de sigilo, contratos, possibilidade de parcerias e convênios com outras Universidades, instituições e empresas públicas e privadas.

Proteção

O Init é responsável pela gestão da propriedade intelectual gerada na universidade. Uma de suas atribuições é regular a proteção dos bens intelectuais da comunidade acadêmica, bem como a participação dos autores nos ganhos financeiros decorrentes da exploração econômica da propriedade intelectual associada.

O Init possui uma equipe à disposição para palestras e esclarecimentos de dúvidas nas áreas de PI e IT. As palestras podem ser agendadas por professores ou coordenadores de cursos de graduação e pós-graduação pelo email: init.ufes@gmail.com ou pelo telefone 4009-7885.