Informa destaca: Ufes desenvolve estudos para aproveitamento de energia solar

22/05/2017 - 15:05  •  Atualizado 25/05/2017 17:58

O jornal Informa que está circulando nos campi da Ufes (clique aqui para ler a edição completa) traz como destaque os estudos que a Universidade vem desenvolvendo para o aproveitamento de energia solar, que atualmente representa mais de 99% das instalações de microgeração e minigeração de energia distribuída do Brasil.

Atenta às muitas formas de utilização desse tipo de energia, estudantes de cursos de Engenharia e Física da Ufes têm desenvolvido muitas pesquisas nessa área.

O projeto de extensão Solares, que conta com a participação de estudantes de Engenharia, tendo a missão de divulgar e explorar aplicações e a construção de equipamentos movidos a energia solar, criou um veículo composto por placas solares comandadas por um gerenciador, que usa parte da energia para mover o equipamento e armazena o excedente para ser utilizado quando não houver a incidência da luz solar.

A equipe do Solares também desenvolveu o projeto de um barco movido a energia solar, com capacidade para um tripulante, que está aguardando apenas a compra dos equipamentos para sua construção. A expectativa é que o barco participe da competição Desafi o Solar Brasil 2017, que será realizada no final deste ano, no Rio de Janeiro, com embarcações do Brasil e do exterior. A equipe do projeto também ministra palestras em escolas do ensino fundamental e médio para divulgar o uso da energia solar.

Segundo o orientador do projeto, o professor Juan Romero Saenz, além do veículo, também foram desenvolvidos carregadores para telefone celular movidos a energia solar. “Nossa proposta é difundir a cultura do uso da energia solar”, enfatiza Saenz.

Uso no campus

Em paralelo a essas pesquisas, a Prefeitura Universitária (PU) tem realizado estudos para o aproveitamento de energia solar no campus de Goiabeiras. Desenvolvido em parceria com uma empresa italiana, o estudo analisa a viabilidade de instalação de uma usina de produção

de energia fotovoltaica no telhado da Biblioteca Central, que possui cerca de 2 mil metros quadrados de área.

O gerente de obras da PU, Francisco Primo, diz que a proposta é abrir um edital de chamada pública para que uma empresa possa montar a usina e explorar o serviço. “Durante cerca de sete anos a Universidade pagaria pela energia produzida, com um custo mais baixo que a energia atualmente utilizada. Após esse período, a usina passaria para a Ufes”, afirma Primo.

O jornal traz ainda outros destaques:

- Hospital Universitário ganha mascote
- Repositório da Ufes já disponibiliza gratuitamente 102 livros digitais
- Bernadette Lyra receberá título de Professora Emérita
- Editais abertos de pós-graduação

Para ler o Informa na íntegra, clique aqui.