II Mostra Estadual de Astronomia abre inscrições para estudantes dos ensinos médio e fundamental

30/07/2019 - 19:26  •  Atualizado 05/08/2019 17:27

Estudantes do ensino médio e do último ano do ensino fundamental podem unir criatividade e conhecimentos sobre o universo na II Mostra Estadual de Astronomia, Astrofísica, Astronáutica e Cosmologia (Astro), organizada pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação da Ufes (PPGCosmo). As inscrições estão abertas e prosseguem até 30 de agosto, por meio da página do evento (clique aqui).

Podem participar grupos de até cinco estudantes, orientados por um professor, todos da mesma escola, da rede pública ou privada. Os trabalhos propostos deverão abordar temas científicos nas áreas de astronomia, astrofísica, astronáutica ou cosmologia.

A mostra contará com a presença de astrônomos brasileiros e terá duas fases. Na primeira, com dois dias de duração, os grupos com inscrições deferidas apresentarão seus trabalhos de forma expositiva, entre os dias 21 de outubro e 8 de novembro, dependendo do campus da Ufes escolhido (Alegre, Goiabeiras ou São Mateus). Os 24 melhores trabalhos serão selecionados para participar da segunda fase, que ocorrerá nos dias 21 e 22 de novembro, em Domingos Martins.

Todas as equipes receberão certificado de participação no evento e as que forem escolhidas para a segunda fase receberão medalhas correspondentes à sua classificação. Os participantes do ensino médio que ficarem em primeiro, segundo e terceiro lugares e os que ficarem em primeiro lugar entre as equipes do ensino fundamental também serão contemplados com uma visita a um observatório astronômico brasileiro.

O edital com os critérios da seleção e a programação completa da II Mostra Astro do ES estão disponíveis na página do evento (acesse aqui).

Dúvidas podem ser enviadas para o e-mail mostra@cosmo-ufes.org.

Texto: Nábila Corrêa