Hucam/Ufes realiza cirurgia integrada em mãe e recém-nascido

20/07/2017 - 14:58  •  Atualizado 21/07/2017 18:48
Compartilhe

Evolui gradativamente o estado de saúde do menino que teve que ser operado logo após o parto, no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam/Ufes), o que exigiu um esforço multidisciplinar que prova eficiência, integração e dedicação da força de trabalho da instituição.

Dia 12 de julho, uma moradora do interior do Espírito Santo chegou ao Hucam com a necessidade de fazer um parto cesariana de urgência. O bebê que esperava tinha diagnóstico de gastrosquise, uma má-formação da parede abdominal que deixa parte do tubo digestivo exposto. Essa condição requer tratamento cirúrgico rápido. Por isso, foi preciso antecipar o parto em cerca de três semanas em relação à data normal prevista e o bebê foi operado 15 minutos após o parto.

Trabalho em equipe

Assim que a gestante chegou ao Hucam, foram acionadas as equipes da obstetrícia, neonatologia, cirurgia pediátrica, anestesiologia e funcionários do centro cirúrgico. Duas horas depois de dar entrada no hospital, já havia duas salas cirúrgicas completamente preparadas, quatro equipes médicas e os demais funcionários a postos no centro cirúrgico. A partir de então, a cronologia dos fatos é intensa, conforme descreveu o cirurgião José Carlos Frasson, que participou do atendimento:

18h10- Nasce o bebê e vai imediatamente para os cuidados das pediatras neonatologistas, na mesma sala cirúrgica onde a equipe da obstetrícia segue na parte final da cirurgia da mãe.

18h25 - O bebê muda de sala e é recebido pela equipe da anestesiologia, que o prepara para ser operado

19h30- A cirurgia do menino foi finalizada com sucesso.

19h45- Conduzido pelas equipes de antestesiologia e da neonatologia, o bebê dá entrada na UTI Neonatal, onde passará os próximos dias.  

"Orgulhoso emocionado e feliz por ser parte do processo e pelo resultado obtido até agora. Passada a tensão e baixada a adrenalina, surge aquela sensação de uma grande tarefa realizada simultaneamente, com várias equipes envolvidas e fazendo a sua parte em prol de um objetivo comum", escreveu Frasson em um post compartilhado nas redes sociais.

O bebê nasceu com 2,7kg e 49 centímetros. Pelo menos 12 profissionais, entre equipe médica e de enfermagem, estiveram envolvidos diretamente no dia das cirurgias. 

 

Texto: Duilo Victor - Unidade de Comunicação Hucam/Ufes
Edição: Thereza Marinho