Hucam-Ufes recebe novos leitos para pediatria e amplia centro cirúrgico

17/10/2017 - 08:34  •  Atualizado 18/10/2017 15:48

As obras de expansão do Centro Cirúrgico e de novos leitos da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica (Ucip) do Hospital Universitário Cassiano Antonio Moraes (Hucam-Ufes) foram entregues nesta segunda-feira, 16. A cerimônia contou com a presença do ministro da Saúde Ricardo Barros; da  pró-reitora de Extensão da Ufes, Angélica Espinosa Barbosa Miranda, representando o reitor Reinaldo Centoducatte; do superintendente do Hucam-Ufes, Luiz Alberto Sobral; e de Kleber Morais, presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra o hospital em parceria com a Universidade.

Durante o evento, que reuniu secretários de saúde, a senadora Rose de Freitas e parte da bancada capixaba no Legislativo Federal, e o prefeito de Vitória, Luciano Rezende, o ministro da Saúde declarou a importância dos investimentos entregues. "Temos feito reforço de estrutura nas áreas de saúde em todo o Brasil. O Rehuf (Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais, gerido pela Ebserh) investe milhões de reais por ano para reestruturação dos hospitais universitários e estamos colhendo os frutos desse trabalho. Tenho certeza que vai ajudar muito a melhorar a qualidade de saúde do povo capixaba", declarou Barros.

O hospital terá capacidade instalada para aumentar em cerca de 30% a oferta de cirurgias realizadas. Atualmente, o Hucam-Ufes faz cerca de 1.100 cirurgias todos os meses. O presidente da estatal, Kleber Morais, falou sobre a importância do trabalho realizado. "É um dia muito importante para nosso hospital da Rede Ebserh no Espírito Santo. A Unidade de Cuidados Intensivos Pediátrica é de vital importância para a população, pois atende não só às áreas de ensino e pesquisa, mas sobretudo à comunidade carente, que busca atendimento de saúde", enfatizou o gestor.

O superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral, agradeceu ao Ministério da Educação que, por meio do Rehuf, patrocinou a obra física, e à bancada federal que permitiu a compra dos equipamentos das novas salas do centro cirúrgico, por meio do Fundo Nacional de Saúde. "Não é mais que nossa obrigação oferecer à população atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) um atendimento público de qualidade. Essa parceria é fundamental para construção do SUS que nossa população merece", ressaltou.

Melhorias

Atualmente com 10 salas, o centro cirúrgico passa por fase de modernização. Está em funcionamento um equipamento de videocirurgia em cada sala, o que reforça a missão da instituição em viabilizar o ensino, a pesquisa e a extensão. Atualmente, é possível transmitir via web qualquer procedimento realizado no local.

Foram adquiridas ainda macas cirúrgicas elétricas capazes de atender obesos com indicação para cirurgia bariátrica, novos carrinhos de anestesia e monitores multiparamétricos para as salas de cirurgia e todos os leitos da recuperação anestésica. O centro ganhou ainda uma recepção que atende ao conceito de atendimento humanizado. Com a expansão, o centro cirúrgico terá 13 salas, já que na Maternidade há outras três salas para operações obstétricas.

Já a Ucip funciona no prédio da Pediatria do Hucam e recebeu investimentos de R$ 600 mil para a reforma do espaço, e outros R$ 2 milhões para a aquisição de equipamentos. Antigo desejo da comunidade hospitalar, a Ucip terá 10 leitos de cuidados intensivos e outros seis de cuidados semi-intensivos.

Texto: Duilo Victor - assessoria de Comunicação do Hucam-Ufes
Foto: Paulo Souza