Hucam-Ufes expande em 40% o atendimento para doentes renais crônicos

16/08/2018 - 18:05  •  Atualizado 23/08/2018 10:32
Compartilhe

Pacientes com doença renal crônica de todas as regiões do Espírito Santo passam a usar um novo espaço, de cerca de 500 metros quadrados de área construída, para sessões de hemodiálise no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes). O número de vagas para este tipo de atendimento aumenta, de imediato, em 40% com a expansão.

A estrutura é utilizada por pacientes atendidos nos ambulatórios do Hucam que evoluem para o quadro crônico de doença renal. Por sua vez, chegam aos ambulatórios os usuários do Sistema Único de Saúde que são referenciados por unidades básicas de saúde dos municípios capixabas.

O Hucam-Ufes está integrado à Rede de Atenção ao Doente Renal Crônico do SUS no Estado. O Centro de Diálise do Hucam realiza cerca de 450 hemodiálises por mês e, com a expansão, o espaço antigo foi adequado para ser usado apenas pelos doentes renais agudos. O novo salão, por sua vez, dispõe de infraestrutura para futuras expansões no número de atendimentos.

O investimento, de cerca de R$ 1,7 milhão, é oriundo de doações e da verba administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal que faz a gestão do Hucam-Ufes. Ao todo, o centro tem agora 20 máquinas de hemodiálise, sendo 12 delas no salão principal e as outras divididas para pacientes com doença renal aguda, além de equipamentos de reserva obrigatória para o caso de alguma pane nas máquinas titulares. 

Atendimento multiprofissional

O atendimento ao doente renal crônico no Hucam não se limita à hemodiálise e inclui um trabalho multiprofissional, com uma equipe formada por psicólogo, enfermeiros, nutricionista, terapeuta ocupacional e assistente social.

O novo espaço foi aberto ao público no dia 10 de agosto, em solenidade realizada com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte; do presidente da Ebserh, Kleber de Melo Morais; e do superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral.


Texto: Unidade de Comunicação do Hucam
Edição: Thereza Marinho