Hucam recebe visita de equipe do Hospital Sírio-Libanês

08/10/2013 - 18:11  •  Atualizado 09/10/2013 18:09

Por Jorge Medina

O Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam) recebeu nesta segunda e terça-feira (dias 7 e 8) a visita de profissionais do Hospital Sírio-Libanês, de São Paulo. O grupo veio fazer uma visita técnica com o objetivo de realizar um diagnóstico para elaboração do Plano Diretor Estratégico do Hospital.

O plano, que contará com a participação de servidores do Hucam, abrangerá as áreas de ensino, pesquisa, extensão, assistência e gestão. O objetivo principal é fornecer aos gestores uma importante ferramenta, com informações atualizadas, de todos os setores e serviços da Instituição.

O Plano define ainda as estrátegias, os procedimentos, as estruturas e os recursos necessários para o desenvolvimento de uma administração eficaz e competente.

Intercâmbio

A visita da equipe de profissionais do Hospital Sírio-Libanês é uma das etapas do curso de Capacitação em Gestão de Excelência, do qual participam nove profissionais do Hucam. No mês passado, esses profissionais participaram, em São Paulo, da primeira etapa do curso, que foi realizada no Sírio-Libanês. Ao todo, o curso terá dez encontros presenciais, além de atividades à distância, com acompanhamento de tutores e facilitadores.

Esta especialização é uma parceria entre o Hospital Paulista e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que tem a função de garantir aos hospitais universitários um padrão de atendimento de excelência. Entre os assuntos abordados no curso estão legislação de gestão de pessoas em saúde, gestão clínica e hospoitar, humanização do atendimento à saúde, adequação às normas e legislação do Sistema Único de Saúde (SUS), gestão de obras, engenharia clínica, processos de regulaçao, entre outros.

O superintendente do Hucam, Luiz Alberto Sobral, destacou que o objetivo da especialização é proporcionar um atendimento de excelência para a comunidade capixaba, além da melhoria dos processos de gestão dos hospitais vinculados às instituições federais de ensino superior.

O Hospital Sírio-Libanês é considerado um dos mais importantes hospitais do País e da América Latina. Atualmente, é uma das principais instituições pela formação e capacitação de profissionais para o SUS.  Com uma equipe de mais de 4,5 mil profissionais, possui capacidade para realizar até 50 cirurgias por dia e cerca de dois mil tipos de exames. Pioneiro na incorporação de tecnologias, o Hospital Sírio-Libanês é referência mundial em suas especialidades, que são mais de 40.