Hucam recebe mais três salas de cirurgia e novos leitos

29/07/2016 - 11:54  •  Atualizado 02/08/2016 12:04
Compartilhe

O superintendente do Hospital Cassiano Antonio Moraes (Hucam), Luiz Alberto Sobral Júnior, entregou nesta sexta-feira, 29, parte da segunda etapa das obras de implantação do novo centro cirúrgico da instituição, serviço de referência em bariátrica, cardíaca, dentre outras áreas. A cerimônia foi realizada no auditório do Setor de Pediatria, às 8h30, com a presença da vice-reitora da Ufes Ethel Maciel, da senadora Rose de Freitas e dos deputados federais Carlos Manato, Paulo Foletto, Jorge Silva e Marcus Vicente.

O setor ocupa uma área construída de 456 m², e conta agora com mais três salas cirúrgicas, totalizando 10 salas. Os leitos de UTI adulto passarão de oito para 12 no total.  

O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico Terapêutico, Fernando Bermurdes, explica que a primeira etapa promoveu a melhora da estrutura e a acessibilidade. Nela foram executadas obras na recepção para pacientes, secretaria, vestiários para pacientes, vestiários para funcionários, farmácia e almoxarifado. Também foram ampliadas as redes de ar-condicionado, elétrica e de gases, além da informática e ampliação do setor de recuperação anestésico. 

"Com isso  melhoramos a qualidade do atendimento aos nossos clientes, o que se traduziu em uma recepção adequada e ampla, com monitores que disponibilizam informações sobre as cirurgias do dia e também informações sobre o cuidado geral de saúde e do pós–operatório", declarou Bermurdes.

Última etapa

Ele afirmou que a última parte das obras da segunda etapa do Centro Cirúrgico será entregue até o final de novembro, com mais três salas, o que vai possibilitar um aumento de 30% no número de cirurgias. Atualmente, no local são realizadas cerca de 240 cirurgias/mês.

“Atenderemos melhor inclusive a demanda de procedimentos menores com maior rapidez e nas diversas especialidades", disse o chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico Terapêutico.

O Hucam é uma entidade universitária federal, sob a gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e integralmente voltada para o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital vem aumentando em muito a qualidade dos serviços cirúrgicos por meio do método da videolaparoscopia, proporcionando maior segurança no procedimento médico e na recuperação do paciente.

 

Texto: Georgea Barroca - Unidade de Comunicação do Hucam
Foto: Jorge Medina
Edição: Thereza Marinho