Hucam recebe habilitação para instalar Ambulatório de Diversidade de Gênero

19/03/2018 - 18:46  •  Atualizado 11/04/2018 12:35
Compartilhe

O Ministério da Saúde concedeu habilitação neste mês de março para o Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (Hucam-Ufes) instalar oficialmente o Ambulatório de Diversidade de Gênero. Neste ambulatório são atendidos cidadãos e cidadãs que passam pelo processo de transexualização.

O trâmite para a habilitação estava em curso desde 2015. Mesmo assim, desde agosto de 2016, o Hucam oferece o serviço, em caráter piloto. Cerca de 120 pessoas, exclusivamente residentes no Espírito Santo, são acompanhadas pela equipe multiprofissional que o hospital dispõe para esse público.

O Ambulatório conta com urologista, enfermeiro, psicólogo, assistente social, endocrinologista, ginecologista, fonoaudiólogo, psiquiatra e infectologista. Com a habilitação, a remuneração do Sistema Único de Saúde ao hospital pelos serviços realizados sobe de patamar. Além disso, abre oportunidade para que a instituição possa, além de prescrever, ter autorização para comprar os hormônios usados durante a transexualização.

O ambulatório foi intitulado Ambulatório de Diversidade de Gênero em atendimento às diversas formas de manifestação de gênero, que devem ser respeitadas.

Acolhimento

A entrada de usuários no programa do Ambulatório de Diversidade de Gênero se dá por meio de reuniões mensais chamadas de “acolhimento”, em que é explicado como se dá o tratamento ambulatorial e as regras de funcionamento. Além disso, são escutadas as expectativas destes usuários, que saem da reunião já com encaminhamentos para realização de exames e consultas com assistente social e psicólogo. Após passarem por estes dois profissionais, havendo consenso, o usuário é encaminhado ao endocrinologista.

Qualquer profissional que achar necessário também pode encaminhar esse usuário ao psiquiatra.


Texto: Assessoria Hucam
Edição: Thereza Marinho