Hucam oferece serviços para prevenção e tratamento de câncer de mama

06/10/2014 - 17:57  •  Atualizado 10/10/2014 14:26

O Outubro Rosa já entrou no calendário nacional. Sua principal marca – a iluminação de prédios e monumentos com a cor rosa – tem o objetivo de lembrar à população sobre a importância de prevenção e tratamento do câncer de mama.

Além de aderir à campanha com a iluminação rosa de seu painel e do Teatro Universitário, a Ufes realiza, por meio do Hospital Universitário Cassiano Antonio de Moraes (Hucam), um trabalho permanente de assistências às mulheres. Referência no estado do Espírito Santo em oncologia, o hospital oferece um atendimento especializado nas doenças mamárias, principalmente o câncer de mama e outras patologias, como cistos, atrofia, nódulos e assimetria (a forma e o tamanho das mamas são diferentes uma da outra).

O tratamento é oferecido pelo Serviço de Mastologia e objetiva ainda o bem estar dos pacientes, bem como o seu estado emocional, uma vez que a doença afeta o lado psicológico das mulheres, a sexualidade e a imagem pessoal. O serviço oferece ainda consultas, esclarecimentos sobre a doença, prevenção, diagnósticos, exames clínicos, ultrassonografia e cirurgias.

O câncer de mama é o tipo de doença mais frequente nas mulheres e consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que multiplicam-se repetidamente até formarem um tumor maligno. Idade avançada, exposição prolongada aos hormônios femininos, excesso de peso, história familiar, mulheres que não tiveram filhos ou tiveram após os 35 anos, representam fatores de risco para desenvolver a doença.

A doença representa uma das principais causas de morte entre as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 50 mil novos casos de câncer de mama são notificados anualmente. Segundo dados  do Ministério da Saúde, o número de mulheres que morreram por causa do câncer de mama aumentou 45% em 10 anos.

Prevenção

A mamografia é o principal exame clínico para diagnosticar a doença. Realizada pelo Serviço de Diagnóstico por Imagem (SDI) do Hucam, ela representa uma ferramenta indispensável para detectar e diagnosticar, precocemente, o câncer de mama. O médico Rodrigo Moll de Souza, que é chefe do SDI, aconselha  que todas as mulheres façam, anualmente, o exame de mamografia.

“Como a doença é tratável, a mamografia representa uma ferramenta indispensável para detectar e diagnosticar precocemente o câncer de mama. A descoberta precoce da doença facilita o tratamento. É aconselhável que todas as mulheres a partir dos 40 anos façam, anualmente, o exame de monografia, ou abaixo dos 40 anos se tiverem algum tipo de suspeita. O autoexame também é muito importante para prevenir a doença, que deve ser realizado dez dias após a menstruação”, acrescenta Moll. O SDI realiza também mutirões e campanhas educativas com o objetivo de prevenir a doença.

Em 2013, O Hucam realizou 2.639 mamografias, e realiza, mensalmente, uma média de 25 cirurgias mamária.  O Setor de Mastologia do Hucam funciona no Ambulatório 2. Mais informações pelo telefone 3335.7180.

Por Jorge Medina