Grupo de Estudos em Gemologia realiza seminário sobre a morfologia do diamante

11/05/2018 - 18:12  •  Atualizado 23/05/2018 11:35

O Grupo de Estudos em Gemologia (Gregem) realiza nesta segunda-feira, 14 de maio, às 18h30, no Salão Rosa, localizado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Ufes (CCJE), campus de Goiabeiras (Vitória), o seminário de extensão “A morfologia do diamante e seus aspectos mineralógicos e morfológicos”. A palestrante será a professora do curso de Gemologia, Daniela Teixeira Carvalho Newman.

O seminário irá abordar a temática do diamante do ponto de vista científico, mostrando a importância desse mineral no conhecimento das dinâmicas internas do planeta. Ele faz parte do projeto de extensão desenvolvido, desde 2009, por um grupo de professores do Departamento de Gemologia, o Gregem.

“Vamos apresentar os principais tipos de características morfológicas do diamante e será feita uma correlação entre essas características e os aspectos geológicos e mineralógicos associados à formação e transporte dos diamantes. Os diamantes, são ótimos indicadores das condições mantélicas do planeta que, quando preservadas, auxiliam na distinção entre os diamantes naturais e sintéticos, sendo este um aspecto comercial muito importante”, explica professora Daniela.

O seminário tem como público alvo os estudantes do curso de Gemologia, Geologia, Oceanografia, Geografia, egressos, profissionais da área das Geociências, comerciantes, colecionadores de gemas e minerais e o público em geral.

Para se inscrever, o interessado deve encaminhar para o e-mail gregem.ufes@gmail.com as seguintes informações: se for estudante – nome completo e número de matrícula; se for público externo – nome completo e CPF. O número de vagas é limitado.

Texto: Letícia Nassar