Galeria de Arte e Pesquisa abre mostra coletiva de pintura nesta sexta, 28

27/09/2018 - 17:18  •  Atualizado 28/09/2018 18:35
Compartilhe

A Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), localizada no campus de Goiabeiras, abre nesta sexta-feira, 28, a Mostra Coletiva Elíptica, exposição que pretende reunir obras de artistas de várias gerações. A abertura da mostra é gratuita, aberta ao público, e terá início às 19 horas com apresentações do Trio Ventaca e da DJ Thais Apolinário.

O professor do Departamento de Artes Visuais da Ufes e o curador da exposição, Orlando da Rosa Faria, afirma que o objetivo é exibir para o público trabalhos de artistas de várias gerações que têm em comum o interesse por questões relativas à arte, em especial a pintura. Segundo o professor, a Mostra recebeu o nome de Elíptica devido ao seu caráter de incompletude, transformação e capacidade de atualização que o termo sugere. “Assim como a arte, elíptica é a vida, descontínua em sua continuidade”, diz.

Campo ampliado

A mostra reúne obras de 25 artistas, todos alunos ou ex-alunos da Ufes, que frequentam ou frequentaram o ateliê de pintura do Centro de Artes da Universidade. Serão exibidas pinturas, sem restrição à pintura em tela. “Vamos exibir também o que chamamos de pintura no campo ampliado, que o público vai conhecer visitando a exposição”, explica o professor.

Para Orlando, o país passa por um momento difícil da vida social, política e econômica e essa exposição é o emblema dessas percepções: “Este evento celebra a arte, o lugar privilegiado da criação, da reflexão, da troca, promovendo um encontro de sonhos, liberdade e trocas afetivas nestes tempos duros, cheios de desconfiança e indignidade”.

A Mostra Coletiva Elíptica  tem apoio da Secretaria de Cultura da Ufes e a visitação estará aberta ao público a partir da segunda-feira, 1º de outubro, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas, de segunda a sexta-feira, até o dia 11 de novembro. A entrada é gratuita.


Texto: Adriana Damasceno
Edição: Thereza Marinho