Galeria de Arte e Pesquisa abre exposição de Juliana Pessoa sobre o corpo

17/04/2014 - 17:08  •  Atualizado 22/04/2014 17:56
Compartilhe

Por Julia Grillo (*)

A artista Juliana Pessoa abre a exposição Encorpo(r)ação, na Galeria de Arte e Pesquisa (GAP) da Ufes, a partir de 22 de abril. A abertura, às 19 horas, contará com a presença da artista, do curador da exposição, professor Fernando Pessoa, e da professora Cláudia Murta.

Os desenhos de Juliana são feitos em papel, com carvão, giz e óleo, permitindo que o traçado seja feito e refeito inúmeras vezes, o que deixa perceptível as várias camadas do processo. As obras expostas são sobre o parto e o transe do candomblé, mostrando o corpo entusiasmado pela força vital nesses momentos. 
 
“Com esses trabalhos eu busco trazer uma discussão, um tipo de pensamento a respeito da questão do corpo, da temática da incorporação, do transe, da comoção do parto. São sentimentos extremamente fortes que se apoderam da gente e transformam toda nossa compreensão de corpo e de espírito”, diz Juliana, formada em Artes pela Ufes.
 
“A ideia dessa exposição foi fazer o homem transcender a sua condição de indivíduo, de sujeito, e experimentar alguma coisa na ordem do extraordinário, um afeto que o toma, seja no caso do parto ou do transe do candomblé”, completa o curador Fernando Pessoa.
 
Encorpo(r)ação faz parte da da dimensão artística dos módulos de preparação para o 9º Simpósio de Filosofia e Psicanálise – Entre Corpos, que acontece em agosto. Os desenhos ficam expostos até o dia 20 de maio e podem ser visitados de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. A entrada é gratuita.
 
A exposição é realizada pelo grupo Parthos, com apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, por meio da Secretaria de Cultura.
 
 
(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho