Fique atento: inscrições para Prêmio Jovem Cientista vão até 31 de julho

24/07/2018 - 09:42  •  Atualizado 31/07/2018 11:39

Vai até o dia 31 de julho o prazo de inscrições para a edição 2018 do Prêmio Jovem Cientista. O tema deste ano é Inovações para Conservação da Natureza e Transformação Social e as inscrições podem ser feitas no website www.jovemcientista.cnpq.br .

Instituído em 1981 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), o Prêmio tem o objetivo de revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade

Segundo os organizadores do prêmio, essa edição busca por inovações na conservação dos nossos recursos naturais e na consolidação das transformações sociais necessárias para o avanço do país. Neste contexto, estudantes e jovens pesquisadores são fundamentais para o desenvolvimento de novas tecnologias, metodologias e ferramentas inovadoras que possibilitem a melhor compreensão desse contexto e a proposição de novas soluções para questões urgentes da sociedade.

São cinco categorias: mestre e doutor; estudante do ensino superior; estudante do ensino médio; mérito institucional; e instituição de ensino superior. A premiação pode chegar a 40 mil reais, além de bolsas de estudo oferecidas pelo CNPQ.

Para a categoria estudante do ensino médio o CNPQ disponibilizou, no website do prêmio, seis web-aulas para ajudar o iniciante no mundo científico a dar os primeiros passos no desenvolvimento de sua pesquisa. Os interessados ainda podem acompanhar todas as novidades do prêmio e acompanhar as discussões nas redes sociais Facebook, Twitter e YouTube.

Texto: Hélio Marchioni