Filmes de estudantes da Ufes são selecionados em mostra competitiva nacional

11/07/2018 - 18:29  •  Atualizado 17/07/2018 11:59

Os filmes curta-metragem Braços Vazios e Transvivo, ambos projetos de conclusão de curso em Cinema e Audiovisual das estudantes Daiana Rocha e Tati Franklin, foram selecionados para a Mostra Competitiva de 2018 do 13º Festival Taguatinga de Cinema, festival nacional que acontece anualmente em Taguatinga, no Distrito Federal.

Os dois projetos foram orientados pelo professor do Departamento de Cinema e Audiovisual Klaus Berg Nippes Bragança.

Em Braços Vazios, Daiana Rocha aborda as consequências da violência no ambiente familiar. O filme narra a história de Vera, moradora de um bairro de periferia de uma grande capital e mãe do jovem Carlos, morto de forma trágica aos 16 anos. O curta relata o trauma de Vera pela perda do filho até o momento em que ela encontra um bilhete que pode representar o recomeço de uma nova vida.

Já em Transvivo, a diretora Tati Franklin apresenta um documentário que acompanha as vivências de Izah e Murilo enquanto passam pelo processo de transição de gênero.

O 13º Festival Taguatinga de Cinema aborda a temática “O Movimento em Nós”. Ao todo, o Festival recebeu 380 inscrições, de todas as regiões do Brasil, com forte presença de realizadores do Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, Espírito Santo e Amazonas. As produções inscritas dividem-se em 165 filmes de ficção, 128 documentários, 54 experimentais, 22 animações e sete infantis. A maior parte dos filmes foi produzida de forma independente e sem leis de incentivo.

Premiação

Os 24 curtas-metragens selecionados concorrem a três tipos de premiação: Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Oficial, Prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular e Prêmio de Inovação de Linguagem pelo Júri Oficial. Os três ganhadores receberão, respectivamente, R$ 3 mil, R$ 3 mil e R$ 2 mil, além de troféus esculpidos por Omar Franco, artista plástico emblemático de Taguatinga. Também serão entregues troféus para as três menções honrosas escolhidas pelo júri.

A exibição dos filmes selecionados e a cerimônia de premiação serão realizadas entre os dias 22 e 25 de agosto, período em que ocorre o Festival.

Segundo a organização, desde a sua primeira edição, em 1998, o objetivo do evento é incentivar a produção cinematográfica independente, apresentando curtas-metragens de diversos estilos e formas de realização, abraçando narrativas lineares ou experimentais, poéticas ou documentais. Em especial, o Festival volta a tela para filmes feitos no contexto de emancipação social, atuando também pela descentralização da produção e dos festivais de Audiovisual no país.

Mais informações sobre o Festival estão disponíveis em https://www.festivaltaguatinga.com.br/

Texto: Thereza Marinho