Filme com alunos da Criarte tem estreia nesta segunda, 3, no Cine Metrópolis

31/08/2018 - 17:28  •  Atualizado 06/09/2018 13:16

O Centro de Educação Infantil Criarte, sediado no campus de Goiabeiras, lança nesta segunda-feira, 3 de setembro, o curta-metragem Joões e Marias. O filme, produzido pela professora Zínia Fraga e estrelado por crianças do Grupo 5 vespertino, será exibido no Cine Metrópolis a partir das 16 horas, em sessão gratuita para familiares, amigos e profissionais da escola e da Universidade.

Com duração de 13 minutos, o curta é uma adaptação do livro homônimo de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, que traz quatro versões (“ou 1.024, dependendo do caminho que você escolher”) bem humoradas da história de João e Maria, clássico da literatura infantojuvenil.

A pesquisadora Ana Cláudia Zouain, mestranda em Educação pela Ufes, foi a responsável por fazer as filmagens, que aconteceram nos espaços da escola e no campus de Goiabeiras da Ufes. “Os alunos escreveram a história e escolheram quem faria qual personagem, conta a pedagoga da Criarte”, Nádia Braga.

Após a exibição do filme, haverá uma roda de conversa com os atores e, às 17 horas, será realizada a cerimônia de entrega de premiações das categorias de Melhor Roteiro Adaptado (Turma do Grupo 5, representada por Helena); Melhor Narrador (Raul); Melhor Atriz Antagonista (Bruxinha Evelyn); Melhores Atores de Suspense (Victória, Thales e Heitor); Melhor Núcleo Dramático (Magdalena e Milena); Melhor Núcleo de Aventura (Julia, Mariana e Sofia); Melhor Ator Coadjuvante (Eduardo); Melhores Atrizes Coadjuvantes (Amanda, Yasmim, Pamela e Lais); Melhor Cena de Romance (Lolita); e Melhor Cena de Ação (Lis e Mateus).

O projeto

O Centro de Educação Infantil Criarte é ligado ao Centro de Educação da Ufes. O filme foi idealizado por Zínia a partir da presença em sala de aula da pesquisadora Ana Cláudia que, na dissertação Crianças cineastas e seus roteiros criarteiros: contribuições para infâncias e docências inventivas, visa compreender que movimentos do pensamento são provocados a partir das imagens produzidas pelas crianças cineastas nas docências inventivas. “Nesses movimentos, afetamos e somos afetados pela potencialidade criadora das crianças”, explica Ana Cláudia.

De acordo com Nádia, há muita expectativa de todos os envolvidos para o lançamento do filme. “Será a culminância de um trabalho que vem sendo desenvolvido há algum tempo. As crianças estão muito animadas em se verem no telão e poderem assistir ao filme que produziram”, diz. Ana Cláudia vai além: “Acredito que [a produção do curta] é um marco na vida das crianças e também dos trabalhos curriculares desenvolvidos na Educação Infantil”.

Este é o primeiro trabalho audiovisual elaborado pela Criarte. “Caso haja algum projeto da escola que caiba outra produção dessas, certamente faremos de novo”, finaliza Nádia.

Texto: Adriana Damasceno