Festival da Baleia 2017 começa nesta sexta, 14, com mesa interativa no CCHN

Começa nesta sexta-feira, 14, o Festival da Baleia 2017, evento multicultural capixaba que marcará o início da temporada das baleias-jubarte em águas do Espírito Santo. O evento começa com uma mesa interativa, que será realizada às 14 horas, no auditório do Anexo 3 do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN), campus de Goiabeiras, com entrada gratuita.

Com o tema "As Jubartes na rota de Vitória". A mesa contará com a participação do oceanógrafo e coordenador de pesquisa do projeto Amigos da Jubarte e Jubarte.lab, Paulo Rodrigues; do vice-presidente do Instituto Baleia Jubarte, Eduardo Camargo; e do professor do curso de Oceanografia da Ufes, Gilberto Barros, que tem experiência na área de conservação de ecossistemas aquáticos.  

O Festival é uma iniciativa do projeto Amigos da Jubarte e dos institutos Últimos Refúgios e Ecomaris, com o apoio da Ufes, Vale e Prefeitura Municipal de Vitória. As atividades serão realizadas até domingo, 16, educação ambiental, intervenções ambientais, ecoesportes, bate papo e apresentações artísticas.

O coordenador de Mídias e Conteúdo do projeto Amigos da Jubarte, Leonardo Merçon, conta que “a ideia é difundir informações sobre as baleias capixabas, sensibilizando as pessoas da importância ambiental, econômica e educacional que esses animais têm”. Segundo ele, a observação de baleias se praticada de forma responsável e aliada a esforços de conservação e práticas de educação ambiental, pode trazer inúmeros benefícios aos municípios costeiros contemplados pela migração anual desses animais.

O projeto Amigos da Jubarte, além de prever ações de caráter educacionais, científicos e culturais, aposta num novo panorama turístico, pautado no desenvolvimento sustentável, fomentando a indústria limpa, servindo principalmente de vetor para sensibilização ambiental.

 

Texto: Ana Luisa Monteiro (estagiária de Comunicação)
Edição: Thereza Marinho 

 

Categoria: 
Destaque
60 anos da Ufes
Acesso à informação
Transparência Pública
Dados abertos
Reestruturação e Expansão das Universidades Federais
Prestação de contas

Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras | Vitória - ES - CEP 29075-910 | © Universidade Federal do Espírito Santo 2013. Todos os direitos reservados.