Fapes, Ufes e Vale assinam acordo para criação de Centro de Estudos Climáticos

06/10/2017 - 09:40  •  Atualizado 09/10/2017 15:08
Com o objetivo de potencializar as pesquisas e promover o desenvolvimento científico e tecnológico, e visando o fortalecimento da inovação no Espírito Santo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Ufes e a Vale assinaram um Protocolo de Intenções na última quinta-feira, 5, no auditório do Detran.

O acordo trata da implantação do primeiro Centro de Estudos Climáticos Avançados do Brasil, que ficará localizado nas dependências da Ufes. O Centro irá realizar pesquisas que vinculam a temática “clima” à diversas áreas de estudos como saúde, agricultura, logística, entre outros.

O diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon afirmou que a climatologia é uma das áreas mais proeminentes da fronteira científica na atualidade, quer seja pela estreita relação que existe, desde sempre, entre clima e as decisões de produção de investimento dos agentes econômicos, mas sobretudo nos tempos atuais. “Estamos vivendo um processo preocupante de mudança climática, que impactará todas as dimensões da sociedade. No caso do Espírito Santo, em particular, as consequências das mudanças climáticas na agricultura e no gerenciamento costeiro são mais do que evidentes”, destacou.

Para o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte, a parceria entre as instituições potencializa novas ações objetivando o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo: “O protocolo de intenções articulado pelo Governo do Estado é um passo inicial muito importante. Este movimento, certamente, impulsionará a pesquisa numa área fundamental, que são os estudos climatológicos. Receber o Centro de Estudos Climáticos na Ufes, nos possibilita promover a integração multidisciplinar de diferentes áreas de pesquisa em torno da temática do clima”.

Acordo

De acordo com o Protocolo de Intenções, cada instituição parceira se responsabiliza em contribuir com determinado recurso. Para o Centro de Estudos, a Fapes vai lançar edital contemplando a concessão de três bolsas de mestrado, duas de doutorado e uma de pós-doutorado. A Ufes vai disponibilizar um espaço no campus de Goiabeiras para a implantação do Centro de Estudos Climáticos Avançados. Já a Vale aportará recursos à Fapes para viabilizar a participação do pesquisador Carlos Nobre, engenheiro eletrônico pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), PhD pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), e referência internacional em climatologia, que atuará como coordenador da implantação do centro.

O gerente-executivo de Tecnologia e Inovação da Vale, Luiz Mello, destaca a importância dessa parceria público-privada voltada para estudos climáticos.  “Queremos contribuir para a consolidação das instituições científicas, para avançar e divulgar conhecimento e buscar ações de mitigação que possam diminuir os efeitos dos eventos climáticos”, afirma.

A ideia é que as atividades na instituição iniciem no primeiro semestre do ano que vem.

Com informações da Fapes