Fapes lança edital para 300 bolsas de mestrado. Prazo vai até 14 de abril

07/04/2014 - 12:23  •  Atualizado 09/04/2014 19:33

Com informações da Fapes

Um dos pilares definidos no Plano de Desenvolvimento Espírito Santo 2030 é o investimento no conhecimento, onde se destaca formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento do Estado. Em sintonia com esse objetivo, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou na última sexta feira (04), o edital Fapes 02/2014 - Bolsas de Mestrado, com a oferta de 300 bolsas.

O objetivo do edital é selecionar cotas para programas de pós-graduação stricto sensu, reconhecidos pela Capes, de Instituições de Ensino Superior (IES), públicas ou privadas, localizadas no Espírito Santo. Os coordenadores dos programas de pós-graduação das Instituições de Ensino Superior e Pesquisa têm até o dia 14 de abril de 2014 para apresentarem as propostas.

Edital

Com vigência de até 24 meses, cada bolsista receberá o valor mensal de R$ 1,5 mil. O edital que pretende impulsionar o desenvolvimento científico e consolidar os cursos de pós-graduação do Estado concederá até 300 bolsas de mestrado para o desenvolvimento de projeto que resulte em dissertação.

Com um investimento de total de R$ 10,8 milhões, sendo R$ 4.572.000 com recursos provenientes da Capes e R$ 6.228.000 oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), a expectativa da Fapes é que os resultados dos projetos de dissertação de mestrado possam contribuir diretamente para o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Espírito Santo, além de possibilitar uma maior inserção nacional da comunidade científica e tecnológica do Estado.

Sobre a importância das bolsas, o diretor do Instituto de Inovação Tecnológica da Ufes (Init), professor Alberto Fernandes, afirma que "a Ufes tem trabalhado muito para aumentar a qualidade e a oferta de vagas para os nossos programas de mestrado e doutorado. O aumento de bolsas da Fapes para esse setor vai ao encontro dessa política. A bolsa para os estudantes da pós-graduação é fundamental para a permanência do aluno e para a sobrevivência do próprio programa. A bolsa atrai o talento e mantém o talento no Espírito Santo. Quando você perde um jovem talentoso para outro estado dificilmente ele volta. Com a nossa política de ampliação da oferta de vagas na pós-graduação e a oferta de bolsas para os pesquisadores, como essas da Fapes, estamos revertendo essa lógica. Hoje somos um polo de atração de talentos e a Fapes está de parabéns por esse edital com a oferta de 300 bolsas".

Para o diretor-presidente da Fapes, professor Anilton Salles Garcia, “essa parceria com a Capes abre uma nova perspectiva para a formação de mestres no Estado, pois haverá um aumento significativo no número de bolsas alocadas aos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes”. Ainda segundo Anilton, o fato da Fapes apoiar também os mestrados profissionais e conceder cotas de bolsas a instituições privadas permite ampliar a capilaridade das bolsas e uma maior aproximação com setores demandantes, públicos ou privados, permitindo a geração de soluções avançadas, com sustentação científica, para os diversos problemas, gerando benefícios diretos tanto para a economia quanto para a sociedade capixaba.

O edital completo Fapes 02/2014 – Bolsas de Mestrado pode ser acessado por meio do link:  http://www.fapes.es.gov.br/download/EDITAL_FAPES_02_2014_mestrado_04abril2014.pdf)