Exposição Enquanto Houver Pintura está aberta ao público até o dia 14, na Biblioteca Central

06/12/2018 - 13:55  •  Atualizado 12/12/2018 08:25

Está aberta, na Biblioteca Central, localizada no campus de Goiabeiras da Ufes, a 5ª edição da exposição Enquanto Houver Pintura, que tem como curador o professor do Centro de Artes da Universidade Paulo Fernando Marendino. A mostra conta com trabalhos dos alunos do curso de Artes Visuais e acontece no andar térreo da Biblioteca. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Nesta edição serão expostas 24 obras, sendo duas de cada artista. De acordo com Paulo, a escolha dos expositores teve como base o alcance dos objetivos exigidos pela disciplina Pintura III. Assim, participam desta edição os estudantes Antônio Carlos Pereira; Daniel Lucas Santos da Silva; Daniel Santos; Danielle Poton de Souza de Brito; Jakslaine Silva da Penha; Jovani Dala Bernardina; Ligia Cristina Barossi Santos; Luciane Cardoso Correa; Maurício dos Santos Malta; Thamiris de Freitas Brandão; Ramires de Oliveira Leite; e Vinícius de Oliveira. Os artistas apresentam trabalhos figurativos e abstratos, nas técnicas acrílica e óleo sobre tela, painéis e madeira. “Cada participante teve a oportunidade de expor sua poética”, diz o professor.

Reação

O nome da exposição foi escolhido em alusão ao título da música Enquanto Houver Sol, do grupo Titãs. A mostra teve início há cinco anos, quando, de acordo com o professor, houve um movimento de diminuição da importância da disciplina de pintura dentro do Departamento. “Alguns colegas diziam que era coisa do passado e eu, como professor de pintura, comecei a reagir contra esse tipo de preconceito. Essa é a razão do nascimento do projeto”, explica Marendino.

Por se tratar de um espaço cultural, as obras não estarão à venda. “Se alguém se interessar em adquirir algum trabalho, pode entrar em contato diretamente com o artista”, diz o professor.

A mostra Enquanto Houver Pintura fica em exibição na Biblioteca Central até o dia 14 de dezembro. O público pode visitar as obras de segunda a sexta-feira, das 7 às 21 horas, e aos sábados, de 7 às 13 horas.

Texto e foto: Adriana Damasceno