Exposição e debate marcam 40 anos do jornal Posição, no Cine Metrópolis

25/10/2016 - 10:53  •  Atualizado 26/10/2016 16:11
Compartilhe

O jornal Posição – símbolo da imprensa alternativa capixaba durante o período da ditadura militar (1964-1985) – comemoraria 40 anos neste mês de outubro. Para celebrar a data, o Cine Metrópolis recebe nesta quarta-feira, 26, às 19 horas, o evento “40 anos do jornal Posição”. Na ocasião será aberta uma exposição de capas da publicação e, em seguida, palestra e debate com os jornalistas Jô Amado e Robson Moreira, fundadores e editores do jornal; Altamiro Borges, presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé; e Fabio Malini, professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes e coordenador do Laboratório de Pesquisa sobre Imagem e Cultura (Labic).

A mediação será feita pelo professor do Departamento de Arquivologia, do Programa de Pós-Graduação em História e presidente da Comissão da Verdade da Ufes Pedro Ernesto Fagundes. Com apoio da Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da universidade, o evento busca resgatar a história do influente jornal capixaba, cuja primeira edição circulou em 29 de outubro de 1976 com o lema “um jornal que depende do leitor”. A entrada é franca.

Censura

De circulação quinzenal, o jornal Posição teve 65 edições publicadas no formato tabloide, com tiragem média de 3 mil exemplares, chegando a atingir 12 mil. Em sua curta e combativa trajetória, o jornal sofreu com a censura, teve edições apreendidas e seus editores foram perseguidos e presos pelos órgãos de repressão política da época. Contudo, o jornal manteve uma linha de oposição ao regime militar, com abordagem sobre política e economia, além de assuntos relacionados aos movimentos sociais e às comunidades da periferia e excluídos – pautas que, em geral, os grandes jornais ignoravam – o que lhe conferiu surpreendente popularidade.

Após dar sua contribuição para a democratização do País e com o fim da censura, o jornal Posição perdeu muitos leitores e parte dos colaboradores e de sua equipe editorial. Ocorreram várias mudanças em sua direção até que o jornal fechou suas portas em 1980, deixando a marca de principal referência jornalística de resistência à ditadura militar no Espírito Santo.

Serviço:

Evento: 40 anos do jornal Posição
Data: 26 de outubro (quarta-feira)
Local: Cine Metrópolis – campus de Goiabeiras da Ufes

Programação:

19 horas – Abertura da exposição de primeiras páginas do jornal Posição no hall do Cine Metrópolis
19h30 – Palestra e debate com o tema “Imprensa alternativa ontem e hoje”

Convidados:

Jô Amado e Robson Moreira – jornalistas e fundadores do jornal Posição
Altamiro Borges – presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
Fabio Malini – Professor do Departamento de Comunicação Social da Ufes
Mediador – Pedro Ernesto Fagundes – Professor e presidente da Comissão da Verdade da Ufes

Entrada franca


Texto: Luiz Vital
Edição: Thereza Marinho