Ex-presidente tcheco é homenageado em exposição na Ufes

Por Antonio Lucas (*)

Na quinta-feira, 6, a Galeria de Arte Espaço Universitário (GAEU) abre a exposição “Václav Havel e seu País”, às 19 horas. A mostra conta com poesias, fotografias, instalações interativas e fi lmes que remontam a trajetória de vida de Václav Havel, intelectual, humanista, dramaturgo e escritor tcheco. Havel foi também o último presidente da Tchecoslováquia e o primeiro presidente da República Tcheca.

Antecedendo a exposição, das 9 às 12 horas, será realizado no Cine Metrópolis um seminário sobre Václav Havel. O objetivo é abordar as diversas faces dele como político, dramaturgo, poeta e defensor dos Direitos Humanos. Entre os palestrantes estão o cônsul geral da República Tcheca no Brasil, Pavel Prochaska, o cônsul honorário da República Tcheca em Vitória e Vila Velha, Odilon Borges Junior, a escritora Eva Batlicková, o professor da Ufes Paulo Ventl e o presidente do Bandes, João Guerino Balestrassi.

A mostra estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. Visitas guiadas podem ser agendadas pelo telefone (27) 3335-7853.

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira