Ex-alunos e professores concorrem nesta segunda ao prêmio Capixabas do Ano

23/03/2015 - 15:54  •  Atualizado 24/03/2015 15:27

Nove ex-alunos e dois professores da Ufes concorrem nesta segunda-feira, 23, ao prêmio Capixabas do Ano 2014. O anúncio dos vencedores será realizado no Centro de Eventos da Rede Gazeta, em solenidade a ser realizada às 19h30.

O prêmio foi criado em 2008 pela equipe da Revista AG com o objetivo de premiar profissionais que se destacaram nas mais diversas áreas de atuação. Este ano, 30 personalidades, divididas em dez categorias, foram indicadas por editores do jornal devido a ações ou projetos realizados em 2014.

Os candidatos são votados pelo público e por um júri composto pelo Conselho de Leitores do jornal A Gazeta, o editor-chefe de telejornalismo, André Junqueira, e a diretora da Milanez & Milaneze, Cecília Milanez. As categorias do prêmio são: Educação, Saúde, Ação Social, Meio Ambiente, Empreendedor, Economia e Desenvolvimento, Designer ou Moda, Tecnologia, Esporte e Cultura. O resultado poderá ser conferido no dia 29 de março, domingo, na Revista AG.

Conheça quem são os professores e ex-alunos da Ufes que concorrem ao prêmio:

Saúde

Michel Assbu (foto) é clínico geral e nefrologista, professor aposentado da Ufes, onde deu aula por 35 anos no curso de Medicina. Ajudou a criar a Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital das Clínicas e o serviço de nefrologia da Universidade.

Pedro Fortes é sociólogo e professor de Sistema de Saúde do curso de Medicina da Ufes. É coordenador do Centro de Estudo de Promoção e Alternativa de Saúde (Cepas), que presta atenção à saúde básica em Loteamento de Laranjeiras, Serra.

Educação

Evaldo Pereira, é professor de artes formado pela Ufes. Idealizou e dirigiu o filme “Valentim: Tudo nasce de um sonho”, que foi todo produzido e protagonizado por alunos do Ensino Médio. O longa foi exibido no Cine Metrópolis em 2014.

Rony Freitas, professor de matemática do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), fez doutorado em Educação e mestrado em Informática na Ufes. Idealizou o aplicativo “Multibases” para que o ensino da matemática se tornasse mais simples e prazeroso. O projeto é referência para o Ministério da Educação no desenvolvimento de aplicações educativas e já é utilizado por alunos da rede pública.

Cultura

A escritora Bernadette Lyra é formada em Letras pela Ufes e professora aposentada da Universidade. Já publicou vários livros, entre eles “Memórias das Ruínas de Creta”, indicado ao prêmio Jabuti.

Tecnologia

O engenheiro Luiz Gerosa é ex-aluno da Ufes e diretor da Interama. Junto com fisioterapeutas criou jogos para o projeto “Gameterapia”, que utiliza videogames para estimular movimentos, equilíbrio e memorização em pacientes com Parkinson e Alzheimer.

Franco Machado, formado em Ciências da Computação pela Ufes e sócio-fundador da empresa Mogai, participou de uma parceria entre a Universidade e a Mogai para a criação de um carro sem motorista. A atual aposta da empresa é o PhoTopography que tem como objetivo medir o volume das pilhas de qualquer tamanho e em qualquer lugar.

Designer e Moda

Maria Sanz Martins é estilista e cronista, ex-aluna de Artes Plásticas da Ufes. Sua principal criação são os kimonos que fazem sucesso fora do Estado, aparecendo em novelas e sendo encomendados por celebridades.

Eduardo Bravin é fotógrafo, formado em Publicidade e Propaganda pela Ufes. Faz sucesso na Internet e já é conhecido nacionalmente pelo trabalho em editoriais de moda e com celebridades.

Empreendedor

O sócio da Start You Up, Marcílio Riegert, é graduado em Filosofia pela Ufes e está iniciando negócios no Vale do Silício, nos Estados Unidos. Sua equipe atingiu 27 startups aceleradas no país. A meta desse ano é chegar a 40 empresas e alcançar R$ 100 milhões em investimentos.

Economia e Desenvolvimento

A promotora Sandra Lengruber é formada em Direito e Psicologia pela Ufes. Se destaca pela luta por melhorias na telefonia móvel, com investigações que mostram falhas na cobertura. Em 2014, teve papel importante na assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as quatro operadoras e no ajuizamento de ações civis contra as teles.

Para conhecer todos os candidatos, acesse http://gazetaonline.globo.com/_conteudo/2015/02/noticias/cidades/3889779-conheca-os-candidatos-a-capixaba-do-ano-2014.html .

Texto: Betina Hatum (bolsista de projeto de Comunicação)