Eventos movimentam campus de Goiabeiras

20/07/2016 - 09:55  •  Atualizado 21/07/2016 10:04
Mesmo em período de recesso acadêmico, o campus de Goiabeiras da Ufes está agitado nesta semana. A Universidade está sediando três eventos: o 4º Seminário Internacional de Educação e Sexualidade, o 2º Encontro Internacional de Estudos de Gênero e o XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Enecic). As cerimônias de abertura ocorrem nessa terça-feira, 19, com a participação da vice-reitora da Ufes Ethel Maciel.

Mesa-redonda, apresentações de trabalhos, oficinas, danças e lançamento de livros marcaram a abertura do Seminário Internacional de Sexualidade e dos Estudos de Gênero, que contaram ainda com as participações de representantes de várias lideranças dos movimentos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBTTT), pesquisadores e estudantes de todo o País.

A vice-reitora saudou os participantes que lotaram o Teatro Universitário e ressaltou o momento complexo que o País está passando em relação ao preconceito e à intolerância. “Precisamos mudar muitas coisas neste mundo para acabar com o preconceito, o machismo, a discriminação e a intolerância. Precisamos criar novas formas de pensar. Tolerância zero para todo o tipo de preconceito”, enfatizou Ethel Maciel. Ethel também se manifestou contra o projeto Escola Sem Partido. Para ela, este projeto “é uma utopia, não existe”. A vice-reitora finalizou seu discurso com o poema “O jardim e o jardineiro”, de Rubem Alves.

Os eventos sobre sexualidade e gênero têm como objetivo reunir e debater pesquisas visando responder e provocar problematizações que busquem compreender o ser humano e as práticas e discursos fundamentalistas no âmbito das sexualidades e de gênero e seus impactos sobre a vida e a população.

As atividades vão até a próxima quinta-feira, 21, e estão sendo coordenados pelo Núcleo de Pesquisa em Sexualidade (Neps), pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (GEPSs) e pelo Laboratório de Estudos de Gênero, Poder e Violência (LEG), todos da Ufes. A programação completa e outras informações estão disponíveis no site www.gepsexualidades.com.br ou podem ser adquiridas pelo e-mail secretaria@gepsexualidades.com.br.

Enecic

O outro evento teve sua abertura no auditório Manoel Vereza, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e reuniu estudantes de Ciências Contábeis de faculdades públicas e particulares de todo o País. Trata-se do XXX Encontro Nacional dos Estudantes de Ciências Contábeis (Enecic) que objetiva proporcionar a democratização e a unificação do conhecimento contábil contemporâneo em nível nacional. A abertura contou com a participação da vice-reitora Ethel Maciel e com a palestra de Eliseu Martins, que falou sobre “A ética na profissão contábil”.

O Enecic termina no sábado, dia 23, e entre os temas debatidos estão a função social da pesquisa em contabilidade, o contador do futuro e os avanços tecnológicos, a contabilidade e mobilização social e marketing profissional. O evento contará com palestras, mesas redondas, minicursos, atividades culturais, apresentações culturais e maratonas. Também está prevista a entrega do Prêmio Enecic, que tem por objetivo incentivar a produção científica entre os estudantes de Ciências Contábeis nas áreas de controladoria, contabilidade gerencial e atuária; mercados financeiros, de crédito e de capitais; contabilidade governamental, do terceiro setor e educação e pesquisa.

Mais informações no site: enecicvitoria.com.br.

Texto e foto: Jorge Lellis

Edição: Ana Paula Vieira