Estudantes selecionados para intercâmbio na China recebem vistos e documentos

28/08/2013 - 09:29  •  Atualizado 29/08/2013 09:38

Por João Brito (*), com foto de Eliza Gobira

Em cerimônia realizada nessa terça-feira, 27, no salão do Departamento de Administração dos Órgãos Colegiados Superiores (Daocs), os quinze estudantes da Ufes selecionados para receber treinamento de mandarim na China receberam seus vistos e documentos necessários para a viagem.

O ato teve a presença da representante do Instituto Confúcio/PUC Rio, Ana Qiao, do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Júnior, representando o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte,  e a secretária de Relações Internacionais da Ufes, Jane Méri Santos.

Oportunidade

A professora Ana, que entregou os documentos e os vistos aos estudantes, salientou que o intercâmbio cultural é a chave para a globalização. “Todos os países têm que estar mais abertos a esses programas culturais”, afirma. Ana Qiao faz parte do Instituto Confúcio, organização sem fins lucrativos que promove a língua e a cultura chinesa por todas as regiões do mundo. Com presença maior na Europa, o Instituto ainda está em crescimento na América Latina, onde, segundo Ana, bolsas como essas são oferecidas a estudantes brasileiros.

Os convidados também agradeceram e prestaram homenagens aos estudantes selecionados, reforçando a importância que o intercâmbio cultural tem na vida pessoal e acadêmica dos alunos. Para Neyval, além da maior participação em projetos e pesquisas, a Universidade representa um novo e importante cenário cultural. “As universidades têm três pilares: pesquisa, ensino e extensão; mas agora outro pilar está se mostrando muito importante: o da internacionalização”, complementa o pró-reitor.

Segundo os estudantes, a oportunidade de conhecer o outro lado do mundo é única e os preparativos estão sendo ótimos. Para Bruna Zigoni, uma das selecionadas, o começo do treinamento já trouxe boas expectativas: “As duas semanas de aprendizado básico sobre Mandarim que nós tivemos foram ótimas”, afirma.

Os alunos embarcam na próxima quinta-feira, 29 de agosto, e ficarão na China por um período que varia de seis meses a três anos.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Relações Internacionais da Ufes, pelo telefone 4009-2046 ou pelo endereço eletrônico http://www.internacional.ufes.br.

(*) Bolsista de Projeto de Comunicação, supervisionado por Ana Paula Vieira