Estudantes lotam o Teatro Universitário no segundo dia da recepção institucional

08/03/2018 - 19:09  •  Atualizado 11/04/2018 12:35

Os estudantes lotaram o Teatro Universitário na tarde desta quarta-feira, 8, para participar da cerimônia de recepção institucional aos calouros deste primeiro semestre de 2018.

Veja abaixo as histórias de vida de alguns dos estudantes ingressantes, em depoimentos à equipe da TV Ufes

A solenidade contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, de pró-reitores, diretores de Centros de Ensino, coordenadores de curso e representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Na abertura, os estudantes assistiram a uma apresentação musical do projeto de extensão coordenado pelo professor Antônio Celso Ribeiro, do Departamento de Teoria da Arte e Música da Ufes. Depois, os alunos tiveram a oportunidade de participar de rodas de conversa sobre questões de seu interesse e conhecer os programas de assistência estudantil da Ufes.

O reitor falou aos estudantes sobre a importância da vida acadêmica, mas também lembrou as dificuldades pelas quais as universidades federais passam no momento.

“Aqui vocês viverão momentos muito importantes, que vão definir a vida profissional de vocês, e farão amizades para o resto de suas vidas. Vocês têm que aproveitar esse momento, se aplicar, buscar conhecimento. Atualmente estamos vivendo um momento difícil, de séria restrição orçamentária, no qual somos obrigados a tomar um conjunto de medidas para proteger nossa universidade. Mas, quando essa crise passar, estaremos em pé e mais fortes para continuarmos nossa caminhada”, afirmou.

O dirigente do DCE, Guilherme Côgo, também destacou a necessidade dos estudantes defenderem a universidade pública: “Os cortes orçamentários fazem com que nossa Universidade passe por problemas. Mas nós propomos a defesa da nossa Universidade. Temos que lembrar que somos privilegiados por estarmos aqui. Só 4% dos jovens que estão na universidade estão em uma universidade pública. A defesa da universidade é muito importante neste momento e temos que lutar pra que a universidade expanda o número de vagas, lutar por mais recursos e dar o retorno do que recebemos para a sociedade”.

Programação

A recepção aos estudantes ingressantes teve início no campus de Maruípe, no dia 6 de março. Nos campi do interior, a cerimônia de boas-vindas será realizada no dia 12 de março, no campus de São Mateus, e no dia 20 de março no campus de Alegre.

Além da recepção institucional, cada centro de ensino também preparou uma programação para seus alunos, com conversas com os coordenadores dos cursos, visitas a laboratórios e projetos de extensão, informações sobre iniciação científica e tour pelos campi. A programação completa dos centros será enviada aos estudantes por e-mail.

Durante a recepção realizada nos campi de Maruípe e Goiabeiras a TV Ufes conversou com os novos estudantes para conhecer suas histórias de vida e expectativas. Confira!

Campus de Maruípe

Boas-Vindas: Angela saiu de Colatina para estudar Fonoaudiologia no campus de Maruípe

Boas-Vindas: Matheus passou para o curso de Farmácia

Boas-Vindas: Raíssa veio de Anchieta e vai ser a primeira dentista da família