Estudantes já podem apresentar projetos candidatos ao Auxílio Cidadania Cultural

11/09/2017 - 15:31  •  Atualizado 12/09/2017 17:05

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Cidadania (Proaeci), por meio do Departamento de Projetos e Acompanhamento ao Estudante, abriu o prazo para apresentação de projetos estudantis para a concessão do Auxílio Cidadania Cultural.

O auxílio oferece recursos financeiros a serem repassados a estudantes cadastrados no Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes), para o desenvolvimento de projetos no âmbito da cultura, assim como atividades relacionadas a ações afirmativas e acessibilidade nos campi da Universidade.

Para apresentar projeto o estudante coordenador do projeto deve ser estudante da Ufes matriculado em quaisquer curso de graduação; ser cadastrado no Proaes; ter experiência comprovada ou autodeclarada na área do projeto proposto; apresentar toda a documentação solicitada no edital (anexado abaixo).

Os projetos devem ser apresentados até às 19 horas do dia 29 de setembro nos seguintes locais:

- Campus Goiabeiras: Departamento de Projetos e Acompanhamento ao Estudante - DPAE, situado anexo o Restaurante Universitário, em frente à rampa de acesso. Tel.: (27) 4009-2193.

- Campus Alegre: Seção de Atenção à Saúde e Assistência Social – SASAS, situado no prédio do Castelinho. Tel. (28) 3552- 8926.

- Campus São Mateus: Secretaria Geral do Ceunes, no prédio da Administração. Tel.(27) 3312-1510

- Campus Maruípe: Unidade da Proaeci, situada no prédio do Restaurante Universitário de Maruípe. Tel. (27) 4009-7027.

O resultado final dos projetos selecionados será divulgado no dia 20 de outubro. O edital com todas as informações está disponível abaixo, bem como todos os anexos.

Permanência e inclusão

O Auxílio Cidadania Cultural foi regulamentado no dia 28 de agosto juntamente com o auxílio educação infantil e o auxílio ao estudante em mobilidade internacional. Eles vêm juntar-se aos auxílios já concedidos por meio do Proaes-Ufes, como auxílio alimentação; auxílio material de consumo; auxílio moradia; auxílio transporte; acesso ao estudo de língua estrangeira; e empréstimo estendido de livros.

O Programa de Assistência Estudantil da Ufes (Proaes-Ufes) tem o objetivo de contribuir para o acesso aos direitos essenciais de alimentação, moradia e transporte; promover ações de caráter psicossocial; proporcionar condições de acesso e permanência na perspectiva da inclusão social e democratização do ensino; e analisar, planejar e promover ações que visem à redução dos índices de evasão e retenção universitária, quando motivadas por fatores socioeconômicos.

Texto: Thereza Marinho