Estudantes e profissionais de Comunicação debatem a democratização da mídia

21/11/2013 - 17:50  •  Atualizado 22/11/2013 16:20

Por João Brito, com foto de Thaiana Gomes (*)

Estudantes e profissionais da área de Comunicação Social participaram do debate TV Pública e Democratização da Mídia, realizado na manhã desta quinta-feira, 21, no Cine Metrópolis. O evento teve a participação do diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), José Carlos Torves; do diretor da Fundação Perseu Abramo (FPA), Joaquim Soriano; da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Espírito Santo (Sindijornalistas-ES), Marília Polleti; e da superintendente de Cultura e Comunicação da Ufes, Ruth Reis.

Num primeiro momento, os convidados apresentaram suas ideias e contribuições para a discussão acerca da democratização. Joaquim Soriano apresentou a pesquisa (veja link abaixo) que a FPA realizou com o objetivo de apurar as atuais percepções da população sobre os veículos midiáticos. Para o diretor da Fundação, os dados obtidos na pesquisa são importantes para uma melhor abordagem do tema em questão.

“A pesquisa mostra o que os cidadãos pensam da grande mídia atualmente e, com isso, contribui para a discussão”, afirmou.

Conceito

José Carlos Torves destacou a importância deste tipo de debate acontecer não só em âmbito acadêmico, mas também em espaços onde toda a sociedade possa participar. Ele destacou que o debate sobre o conceito de TV Pública deve ser sempre questionado: “As emissoras de televisão consideradas públicas nunca chegaram a ser, de fato, públicas. Ou são estatais ou governamentais”.

Ao fim, o público presente pôde questionar e contribuir com o debate. Temas como entretenimento, movimentos sociais e o comportamento atual das grandes empresas de comunicação foram contemplados com perguntas de estudantes e profissionais de Comunicação.

Para conhecer a pesquisa realizada pela Fundação Perseu Abramo acesse o link http://novo.fpabramo.org.br/sites/default/files/fpa-pesquisa-democratizacao-da-midia.pdf

(*) Bolsistas de projeto de Comunicação, supervisionados por Thereza Marinho