Estudantes do ensino médio já podem se inscrever para o Introcomp 2018

22/05/2018 - 18:44  •  Atualizado 01/09/2020 18:40

Com o objetivo de atrair jovens para a área de programação, o Programa de Educação Tutorial Engenharia (PET) da Computação da Ufes criou o projeto Introdução à Computação (Introcomp) para estudantes do ensino médio da rede pública da Grande Vitória. As inscrições para o Introcomp 2018 são gratuitas e estão abertas até o dia 8 de junho no endereço eletrônico introcomp.ufes.br.

O processo seletivo inclui presença obrigatória na aula expositiva que ocorrerá no dia 23 de junho e uma prova de lógica que será aplicada nos laboratórios do projeto, no Centro Tecnológico da Ufes, nos dias 30 de junho e 1º de julho. Serão disponibilizadas 40 vagas para os alunos da rede estadual e 40 vagas para os estudantes da rede federal de ensino.

Oportunidade

Promovido e criado no final de 2010, o Introcomp proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar as tecnologias da informação e aprender sobre programação de computadores, bem como serem capazes de resolver problemas por meio da computação, promovendo a criatividade e o raciocínio lógico.

As aulas serão aos sábados e terão início no dia 14 de julho, no prédio CT IX, no Centro  Tecnológico, campus de Goiabeiras. O curso terá duração aproximada de seis meses (de julho a dezembro), sendo dividido em dois módulos: básico e avançado. Ao final do curso, os alunos poderão participar do preparatório para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), que será realizada no primeiro semestre de 2019. A formatura do curso está prevista para o dia 15 de dezembro.

O projeto Introcomp é coordenado pela professora do Departamento de Informática da Ufes Roberta Lima Gomes. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail introcomp@inf.ufes.br ou pelo telefone 4009-2139.

Texto: Hélio Marchioni