Estudantes de Odontologia já têm aulas práticas em novo laboratório

14/11/2013 - 10:04  •  Atualizado 18/11/2013 09:24

Por Jorge Medina (texto e foto)

Os alunos do curso de Odontologia da Ufes já têm um novo espaço para desenvolverem suas atividades acadêmicas. Trata-se do Laboratório de Habilidades. Um espaço destinado ao treinamento dos estudantes para atuarem na prática com os pacientes. O treinamento é realizado por meio de manequins, que representam a figura humana.

O laboratório, inaugurado no dia 22 de outubro, possui 40 protótipos simuladores de paciente, com equipamentos adequados às técnicas atualizadas na área de Odontologia, além de contar com diversos recursos técnico-didáticos necessários para o desenvolvimento dos alunos. Aulas práticas já estão sendo realizadas no local.

Videoaula

Além de atender aos estudantes de diferentes disciplinas da grade curricular do curso, ele está equipado com refletores de LED sensoriais, que emite luz visível a olho nu em locais e instrumentos. Possui ainda, um sistema de videoaula, com monitor para cada dupla de alunos.

“O laboratório está voltado para a formação e aprimoramento técnico dos alunos de graduação em Odontologia. Eles têm a oportunidade de experimentar na prática os conhecimentos adquiridos nas salas de aulas. Passado o período das aulas teóricas, esse é o primeiro contato dos graduandos com as práticas odontológicas”, ressalta a professora do departamento de Prótese Dentária, Cláudia Machado Mattos.