Estudantes de Ensino Médio visitam o Núcleo de Ciências da Ufes

13/07/2018 - 16:19  •  Atualizado 17/07/2018 11:59

Estudantes de duas turmas da Escola Estadual de Ensino Médio Maria Ortiz fizeram esta semana de uma visita ao Núcleo de Ciências da Ufes. Durante a visita eles conheceram os espaços digitais e interativos, como a experimentoteca e o Laboratório de ensino de Ciência e Biologia (LEB), e participaram de atividades experimentais e lúdicas centradas em temas significativos para o estudo da ciência.

O Núcleo de Ciências é um programa de popularização da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão, criado com o objetivo de estudar e criar mecanismos de difusão científica, principalmente para o público jovem e estudantes de todas as idades. O programa oferece ainda às escolas ações e projetos na melhoria do ensino de ciências promovendo participação, criatividade, inovação e cidadania, por meio de mostras científicas, teatro científico, mostra de vídeos, minicursos, oficinas e espaços interativos.

O programa tem o apoio da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Segundo informações do Laboratório de Ensino de Biologia da Ufes, a programação da visita é feita de acordo com a demanda da escola ou da comunidade mas, no geral, os alunos participam de atividades experimentais e lúdicas sobre temas relacionados a Biologia, Química e Física, com foco em atividades interdisciplinares que possam se conectar a realidade do aluno.

O Núcleo de Ciências fica localizado ao lado da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e as visitas são agendadas por meio do telefone 3335-2332. Para agendar uma visita é necessário um grupo de pelo menos cinco pessoas.

As visitas foram realizadas nos dias 10 e 12 de julho, com uma média de 20 alunos por turma. Cada visita durou cerca de quatro horas de atividades.

Texto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Foto: Professo Armando Biondo