Estudantes de Design desenvolverão projetos para famílias empreendedoras de Vitória

28/03/2019 - 16:03  •  Atualizado 29/03/2019 18:15

Estudantes da Ufes do curso de Design e da disciplina Tópicos Especiais em Psicologia Social firmaram uma parceria com o Serviço de Inclusão Produtiva (SIP) da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) de Vitória, por meio da qual desenvolverão projetos e estratégias de identificação visual, exposição e comercialização dos produtos e serviços de 12 famílias empreendedoras acompanhadas pelo SIP.

Essas famílias participam dos serviços Semas, como os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), os quais atuam nos 12 territórios do município de Vitória.

O objetivo do projeto é exercitar as técnicas ensinadas em sala em situações reais e colocar em uso as experiências do projeto em prática profissional. “Os alunos entram em contato com empreendedores que não poderiam pagar por trabalho de design e que não teriam acesso a esse tipo de conhecimento”, relata o professor do Departamento de Design Hugo Cristo.

Neste mês de março, foi realizado o primeiro encontro (foto) entre estudantes, empreendedores e técnicos da Prefeitura Municipal de Vitória, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado na Ilha das Caieiras. Durante o evento, que abordou o tema "Planejamento: O caminho do sucesso”, os alunos conheceram os negócios e serviços das famílias participantes, com o intuito de orientá-las a impulsionar as vendas.

A proposta é que os encontros sejam mensais. Segundo Cristo, a convivência dos membros do projeto com os trabalhadores do SIP permitirá aos estudantes descobrir as particularidades e necessidades de cada empreendimento. “A imersão em novas ideias de design, por exemplo, ocorre graças ao relacionamento entre esses dois grupos, supostamente distintos, em um processo de ajuda mútua”, explica o professor. “A gente aproxima o estudante do empreendedor para ensinar o aluno a trabalhar intensivamente em um projeto”, completa.

Texto: Laís Santana (estagiária de Comunicação)