Estudantes de Comunicação da Ufes são premiados no Intercom Sudeste 2018

12/06/2018 - 18:20  •  Atualizado 20/06/2018 10:21

Além dos 28 trabalhos apresentados por estudantes de graduação em Comunicação Social e do mestrado em Comunicação e Territorialidades, a participação da Ufes no Intercom Sudeste 2018 (Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste) rendeu dois prêmios na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom). A egressa do curso de Publicidade e Propaganda Julia Paternostro venceu na categoria Charge/caricatura/ilustração, orientada pela professora Flávia Mayer dos Santos Souza e, na categoria Fotografia Publicitária, o prêmio foi para os estudantes Juliana Prudente, Rafael Kaiser e Gustavo Ferreira, orientados pelo professor Fabio Goveia.

O Intercom Sudeste 2018 foi realizado entre os dias 7 e 9 de junho, na Universidade Fumec, em Belo Horizonte, e os prêmios foram entregues na cerimônia de encerramento do evento, na tarde do último sábado, 9. Antes da premiação, o diretor da Regional Sudeste da Intercom, Felipe Pena, ressaltou que o tema do evento desse ano é diversidade, gênero e comunicação: “Vocês estão aqui em um Congresso de diversidade, lutando por aquilo que vocês acreditam. A comunicação só se exerce com essa parceria, na comunidade e na luta”, afirmou.

Julia Paternostro concorreu com o trabalho “Pratique adoção animal: Aventure-se nesta ilustração”, resultante do seu Trabalho de Conclusão de Curso. Ela desenvolveu uma campanha publicitária de adoção de cães e gatos, na qual as ilustrações eram as protagonistas: “Ter recebido o prêmio por esse trabalho foi uma alegria muito grande, pois me identifico muito com a causa, já recolhi animais das ruas e sei das dificuldades que as instituições protetoras enfrentam. A partir de agora, pensarei formas de colocar essa campanha em prática”, explicou.

Os vencedores na categoria Fotografia Publicitária, com o trabalho “Transforma Lágrima em Água – A tragédia ambiental de Mariana” também comemoraram: “Ficamos muito felizes em poder levar um pouco do que é produzido pelos alunos da Ufes, poder tratar de um tema tão importante que é a tragédia ambiental de Mariana e poder deixar esse tema vivo para todos. A gente espera ver mais trabalhos da Ufes no próximo ano, que a nossa conquista também inspire outros estudantes”, afirmou o grupo.

Do Espírito Santo, também foram premiados na Expocom trabalhos da Universidade Vila Velha (UVV) e das Faculdades Integradas Espírito-Santenses (Faesa).

Intercom Sudeste 2019

A delegação capixaba no Intercom Sudeste ainda trouxe uma novidade: em 2019, a Ufes será sede do evento, que reúne pesquisadores, profissionais e estudantes de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas da região Sudeste. Um vídeo de lançamento do evento foi exibido na cerimônia de encerramento do Intercom 2018, realizada no último sábado, 9.

A organização ficará a cargo do Departamento de Comunicação (Depcom) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades (Póscom). Segundo a professora Flávia Mayer dos Santos Souza, integrante da Comissão Organizadora, a expectativa é acolher cerca de 2 mil pessoas nos três dias de evento: “Esse número sinaliza a grandeza e prestígio do congresso, bem como o valioso intercâmbio de pesquisas que é gerado”, afirmou. A professora Maria Nazareth Bis Pirola, que também está na organização do Intercom Sudeste 2019, ressalta que o evento contribui significativamente para o desenvolvimento da comunidade acadêmica, ao fomentar as pesquisas de professores e alunos, palestras com profissionais renomados da área, oficinas, minicursos, mesas-redondas e, principalmente, a exposição dos produtos comunicacionais desenvolvidos na graduação. “A expectativa é excelente, já tomando como termômetro a calorosa receptividade que tivemos dos congressistas em BH”, analisou Maria Nazareth.

Na foto, os estudantes de graduação em Comunicação Social e do mestrado em Comunicação e Territorialidades que participaram do Intercom Sudeste 2018.

Texto: Ana Paula Vieira