Estudantes apresentam suas pesquisas na XXIII Jornada de Iniciação Científica

27/11/2013 - 13:48  •  Atualizado 29/11/2013 17:12

Por Jade Drummond (*) e Thereza Marinho, com foto de Thaiana Gomes (*)

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes realiza até sexta-feira, 29, a XXIII Jornada de Iniciação Científica. O evento faz parte do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC) e é a oportunidade para bolsistas e voluntários vinculados ao Programa apresentarem os resultados de suas pesquisas. Mais de mil alunos participarão da Jornada.

Na manhã desta quarta-feira, 27, quando foi aberta a Jornada, o reitor Reinaldo Centoducatte visitou a mostra e conversou com os estudantes expositores. Durante todo o dia as apresentações acontecerão simultaneamente nos campi de Goiabeiras, Alegre e São Mateus e estarão divididas em oito áreas de conhecimento: Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Saúde; Ciências Exatas e da Terra; e Engenharias.

Os melhores subprojetos de cada área serão indicados para apresentação oral no dia 29, em Goiabeiras. Os indicados para a apresentação e os projetos vencedores receberão Certificado de Menção Honrosa e Certificado da Indicação de Melhor Projeto, respectivamente.

Visibilidade

O diretor da Divisão de Iniciação Científica, Antonio Rocha, ressaltou que “o momento é uma ótima oportunidade para o aluno, que poderá pela primeira vez apresentar um  trabalho que foi desenvolvido fora do ambiente de sala de aula, além de poder ser avaliado por uma banca. É interessante, inclusive, a visibilidade que é dada para o que está sendo produzido pelos  alunos de graduação dentro da Universidade”.

Nos campi de Goiabeiras e SãoMateus, a Jornada será realizada em tenda montada no estacionamento do Centro de Artes e próximo à Biblioteca, respectivamente. Já no campus de Alegre, as apresentações acontecerão na quadra de esportes.

No dia 29, as apresentações dos indicados como melhores subprojetos acontecerão no Departamento de Desenvolvimento de Pessoas, em Goiabeiras, a partir das 9 horas. Às 17 horas, será entregue a premiação dos melhores trabalhos de cada área.

(*) Bolsistas de projetos de Comunicação, supervisionadas por Thereza Marinho