Estudante do Ceunes recebe menção honrosa em Simpósio de Engenharia de Produção

26/11/2013 - 08:40  •  Atualizado 27/11/2013 18:11

Por Maurício Lima e Souza

O artigo publicado pelo aluno de Engenharia de Produção do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), Wlisses Bonelá Fontoura, recebeu menção honrosa por ter sido considerado o melhor apresentado no XX Simpósio de Engenharia de Produção, na área “Gestão do Produto”.

O Simpósio  foi realizado entre os dias 04 a 06 de novembro de 2013, no campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), na cidade de Bauru, São Paulo.

O aluno possui um projeto de iniciação científica, orientado pela professora Gisele de Lorena Diniz Chaves, e publicou o artigo “Teste de conceito de um chocolate composto de extratos vegetais: Um estudo de caso em São Mateus – ES”.

Desenvolvimento

Esse projeto de iniciação científica faz parte de um projeto maior intitulado, “Promoção do Desenvolvimento do Setor de Alimentos da Região Norte do Espírito Santo”, coordenado pelo professor do Departamento de Engenharias e Tecnologia (Detec) do Ceunes, Leonardo Arrieche. O objetivo é promover o desenvolvimento do setor de alimentos da Região Norte Capixaba, através de aplicações científicas e tecnológicas da Engenharia que atendam com eficácia às necessidades práticas dos esforços destinados à produção de alimentos.

"Pretendemos colaborar na geração de conhecimento, para que os produtores e pequenos empresários alcancem um maior nível técnico e possam auxiliar o fortalecimento da agroindústria no Norte do Espírito Santo", afima a professora Gisele Chaves.

Outros subprojetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos, com diversos formas de abordagem, tais como "Aplicabilidade da Análise Sensorial Descritiva no Desenvolvimento dos Processos de Industrialização do Cacau; "Avaliação Microbiológica e Detecção de Resíduos de Antibióticos em Leite; e "Desenvolvimento de um Novo Produto de Cacau com Adição de Nozes de Macâmia, entre outros.

Desde o início do projeto, em 2011, os trabalhos vem sendo apresentados em diversos congressos e simpósios de abrangência nacional e internacional, além de publicações em revistas especializadas como o periódico Chemical and Chemical Engineering.