Estreias encerram a programação de março no Cine Metrópolis

28/03/2019 - 17:20  •  Atualizado 29/03/2019 14:59

A última semana de março traz quatro estreias de filmes nacionais e internacionais para o Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras da Ufes. Entre eles, estão António Um Dois Três, Elegia de um Crime, Uma Viagem Inesperada (foto), e Diários de Classe.

O documentário Pastor Cláudio continua em cartaz, assim como a mostra de filmes Cycle du Cinéma – Mulheres e Identidades Francófonas, que termina no dia 30 e é aberta ao público.

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do cinema por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Estudantes da Ufes têm entrada gratuita.

Confira a programação completa.

António Um Dois Três (14 anos)

Filmada em Lisboa, capital portuguesa, a obra conta a história de António, um jovem que, após passar a noite fora de casa, é cobrado pelo pai devido a uma carta anônima que recebeu, dizendo que o filho abandonou a faculdade há cerca de um ano. Diante da situação, António foge de casa e encontra refúgio na residência de sua ex-namorada, Mariana. Lá, ele conhece a brasileira Débora, com quem se envolve.

O filme tem, no elenco, nomes brasileiros e portugueses e aborda a vida do jovem António em três tempos, passando pela fuga de casa, a relação com a ex-namorada, o encontro com a turista brasileira e uma provável inserção no meio teatral.

Primeiro longa de Leonardo Mouramateus, diretor cearense radicado em Portugal, a obra é inspirada no livro Noites Brancas, do escritor russo Fiódor Dostoiévski, e trata também das diferenças culturais entre colonizador e colonizado.

Sessões: sexta-feira, 29, às 18h20; domingo, 31, às 18h; segunda-feira, 1, às 17h; terça-feira, 2, às 20h; quarta-feira, 3, às 18h30.

Elegia de um Crime (14 anos)

O documentário encerra a “trilogia do luto”, no qual o diretor Cristiano Burlan investiga o assassinato de sua mãe, fato ocorrido em Uberlândia em fevereiro de 2011. Antes, Burlan já havia tratado da morte do pai em Construção (2006) e do assassinato do irmão em Mataram meu Irmão (2013).

O filme busca reconstruir a imagem de Isabel Burlan da Silva, apresentando o retrato de um crime cometido por seu parceiro, Jurandir Muniz de Alcântara, que está solto.

O cineasta mostra, por meio de depoimentos de familiares e amigos, o feminicídio sofrido por milhares de mulheres todos os dias.

Elegia de um Crime foi vencedor dos prêmios da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD-SP), da Associação dos Profissionais de Edição Audiovisual (EDT), do 23º Festival É Tudo Verdade, em 2018.

Sessões: quinta-feira, 28, às 18h30; domingo, 31, às 16h20; segunda-feira,  1, às 18h30; terça-feira, 2, às 17h; quarta-feira, 3, às 20h.

Uma Viagem Inesperada (14 anos)

Rodada entre Rio de Janeiro, Buenos Aires e Bolívia, esta produção conta a história do engenheiro argentino Pablo, que trabalha numa empresa de petróleo no Rio de Janeiro e é responsável pela construção de uma nova plataforma petroleira. O trabalho o afasta da convivência familiar e, devido aos problemas com seu filho na Argentina, Pablo precisa voltar ao seu país de origem, na viagem de reencontro que dá nome ao filme.

Protagonizado por Pablo Rago, com participação especial de Débora Nascimento, o filme é dirigido por Juan José Jusid, um dos diretores de maior êxito comercial na Argentina.

Sessões: quinta-feira, 28, às 16h; sexta-feira, 29, às 15h30; segunda-feira, 1, às 20h; terça-feira, 2, às 15h30; quarta-feira, 3, às 17h.

Diários de Classe (12 anos)

Documentário que mostra a realidade enfrentada por três mulheres baianas durante a tentativa de conseguirem alcançar um nível mínimo de educação escolar.

Vânia está encarcerada e frequenta as aulas no presídio feminino enquanto acompanha o lento desenrolar de seu confuso processo criminal. Ela luta contra a condenação, preocupada com os filhos na rua, e tem problemas de ansiedade que não a deixam dormir.

Maria José é uma empregada doméstica que estuda à noite, levando junto sua filha pequena, já que a creche não funciona no horário.

Já a transexual adolescente Tifany busca se adaptar à vida no abrigo e luta para ser tratada pelo nome que escolheu, diferente do que consta em seus documentos, desejando assumir a identidade de gênero pela qual se reconhece.

Sessões: segunda-feira, 1º, às 15h30; e quarta-feira, 3, às 15h30.

Texto: Adriana Damasceno