Estação SolarES: espaço será utilizado para carregar equipamentos eletrônicos

15/07/2019 - 14:36  •  Atualizado 18/07/2019 10:07

A Ufes receberá, em agosto, a Estação SolarES, um ambiente de convivência com capacidade para acomodar dez pessoas ao mesmo tempo, que poderão utilizar o espaço para carregar qualquer equipamento eletrônico, como notebook, celular ou tablet, a partir do uso da energia solar.

A Estação é uma realização do projeto de extensão Solares, que possui uma equipe multidisciplinar coordenada pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes Bruno Venturini Loureiro, com a participação de 41 estudantes dos cursos de Engenharias, Arquitetura e Urbanismo, e Comunicação Social.

O quiosque, alimentado por energia solar off-grid (que não está ligada à rede elétrica), poderá ser usado por alunos, professores, servidores e toda a comunidade, e ficará no Centro de Vivências, ao lado do Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras.

A Estação terá quatro placas fotovoltaicas que, durante todo o período com sol, serão capazes de fornecer energia suficiente para três tomadas. Durante a noite ou em períodos nublados, graças ao armazenamento de energia em baterias, ainda terá a capacidade de carregar três notebooks, simultaneamente, durante o período de cinco horas.

A missão do Projeto Solares é explorar aplicações de energia solar e capacitar os membros do projeto e a comunidade. Mais informações podem ser encontradas na página do Projeto Solares no Facebook e no Instagram ou pelo e-mail projetosolaresufes@gmail.com.

Texto: Laís Santana (estagiária de Comunicação)
Foto: Danielle Gonçalves (estagiária de Comunicação)
Edição: Ana Paula Vieira