Estão abertas novas inscrições para o programa Ciência Sem Fronteiras

22/10/2013 - 15:14  •  Atualizado 23/10/2013 15:40

Por Jade Drummond (*)

Estão abertas as inscrições para a pré-seleção de alunos da graduação da Ufes para bolsas de graduação sanduíche do programa Ciência Sem Fronteiras, com embarque no segundo semestre de 2014, para os seguintes países: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia.

Para participar, os candidatos devem ter nacionalidade brasileira; estar regularmente matriculado na Ufes em curso relacionado às áreas contempladas pelo programa; ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o seu curso no momento do início previsto da viagem;  ter obtido nota igual ou superior a 600 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em exames realizados a partir de 2009; declarar compromisso de permanecer no Brasil pelo número de meses com o qual foi contemplado para realização da graduação-sanduíche; apresentar certificado de proficiência linguística com a nota mínima estabelecida na chamada pública referente ao país de destino escolhido; apresentar perfil de excelência acadêmica, tendo coeficiente de rendimento acumulado mínimo de 6 pontos; e ter, no máximo, três reprovações até o atual período letivo.

Os interessados devem realizar a inscrição até o dia 29 de novembro no site do Programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br) e na Ufes, com a entrega de documentos na Secretaria de Relações Internacionais, situada no prédio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (antigo prédio da Petrobrás, conhecido como Castelinho), no campus de Goiabeiras. A documentação necessária e mais informações estão no site da Secretaria de Relações Internacionais da universidade, no link: http://www.internacional.ufes.br/pt-br/edital-122013-ci%C3%AAncia-sem-fronteiras.

Os candidatos devem, obrigatoriamente, ler atentamente as chamadas públicas disponíveis no sítio eletrônico do Programa Ciências Sem Fronteiras, que contêm descrição completa do valor e das condições de atribuição das bolsas, bem como o cronograma do processo seletivo.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho