Especial: Hucam realiza média de 720 atendimentos por dia

05/07/2013 - 17:37  •  Atualizado 09/07/2013 11:49
Compartilhe

Por Jorge Medina

Mais de 200 mil consultas por ano e uma média de 720 atendimentos por dia. Estes são alguns dos números do Hospital Universitário Antonio Cassiano Moraes (Hucam), o hospital-escola da Ufes. Com 291 leitos, o Hospital atende 24 horas por dia, exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que vêm dos 78 municípios do Espírito Santo e de outros estados, principalmente Bahia, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia.

Fundamental para a formação dos profissionais da área de saúde, o Hucam é campo de prática para os cursos de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde (CCS), de Residência Médica e da Residência Multiprofissional.  

Fundado em dezembro de 1967 o Hospital Universitário, que antes funcionava como Sanatório Getúlio Vargas, se transformou no maior complexo médico-hospitalar do Estado do Espírito Santo, destacando-se também pela qualidade da assistência oferecida à população. É referência nas áreas de infectologia, pneumologia, tuberculose, dermatologia, hanseníase, Aids, oftalmologia, otorrinolaringologia, neurologia, reumatologia, pediatria, ginecologia/obstetrícia, gestação de alto risco, mastologia, nefrologia, transplante, cirurgia cardíaca, cirurgia do aparelho digestivo, cirurgia plástica,  mudança de sexo, urologia, cirurgia oncológica, transplantes, maternidade de alto risco e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, entre outras.

Além disso, possui vários programas, como o de atenção à saúde da mulher, aos portadores de Aids, aos dependentes químicos e às vítimas de violência sexual. Realiza cirurgias bariátricas e de mudança de sexo.

Outros serviços que são realizados anualmente pelo Hucam são os mutirões em várias especialidades que atendem mais de mil pessoas. Entre eles estão o de videocirurgia, de retinopatia diabética, combate ao tabagismo, de urologia, de nefrologia, de câncer de pele e de mama.

Novas tecnologias

O Serviço de Nefrologia do Hucam está entre os mais modernos e bem equipados do País. Possui três aparelhos Genius, máquinas portáteis de diálise de última geração que podem ser levadas para todas as unidades do Hospital, inclusive para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). É o terceiro hospital universitário do Brasil a possuir essa tecnologia. O Serviço de Nefrologia também conta com 20 aparelhos de hemodiálise que possibilitam uma maior agilidade na recuperação dos enfermos.

O Centro Cirúrgico possui sete salas de cirurgia com novos equipamentos, como um arco cirúrgico (equipamento de imagem que permite visualizar os órgãos), dois aparelhos de ultrassom, dois endoscópios e um de Raio X.

O setor de Radiologia também adquiriu mais um equipamento de alta tecnologia para atender melhor aos pacientes. Trata-se de um aparelho de ressonância magnética que permite realizar exames que reproduz imagens de grande resolução de qualquer parte do corpo humano. Os exames demonstram, em detalhes e com precisão, lesões muito pequenas com qualidade e em menor tempo. Possibilita ainda um auxílio indispensável aos especialistas a detectarem alterações no organismo humano e doenças que, normalmente, não são percebidas pelos métodos tradicionais. Com alto nível de eficiência, o aparelho apresenta a vantagem de oferecer maior segurança aos usuários, pois não utiliza o Raio X. Além disso, não causa desconforto ao paciente, sendo necessário apenas que ele permaneça imóvel durante o exame. Não apresenta nenhuma contraindicação, exceto aos portadores de marca-passos cardíacos e materiais metálicos, que possam sofrer indução eletromagnética (interferência).

“Para o Hucam, a aquisição desses aparelhos representa um avanço muito grande, tanto para os profissionais da área de saúde quanto para a população.  Desta forma,  o Hospital passa a oferecer um serviço de alta qualidade utilizado pelas mais qualificadas instituições hospitalares do mundo. A aquisição dos aparelhos é extremamente importante, não apenas para o Hucam, mas para toda a rede pública de saúde do Estado, pois vai ampliar significativamente o leque de atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta o diretor-superintendente do Hospital,  Emílio Mameri.

Referência

Mameri ressalta que o Hucam realiza atualmente 1.200 procedimentos cirúrgicos por mês e cerca de 16 mil consultas no mesmo período. Por ano, os 129 consultórios existentes atendem a mais de 200 mil consultas médicas em quase 150 áreas de saúde, 15 mil atendimentos de urgência, 500 mil exames laboratoriais de análises clínicas, 14 mil cirurgias, 10 mil internações, 1.200 procedimentos cirúrgicos, 1.500 partos e 25 mil exames por imagem, entre outros procedimentos.

No Hucam também são atendidos cerca de 70% dos pacientes de urologia do Estado, além de ser o hospital que mais opera câncer no Espírito Santo e com o melhor serviço de patologia.

A fama do Hospital atrai não só pacientes de lugares distantes, como profissionais de bom nível. Além disso, profissionais formados na Ufes e que foram residentes no Hucam estão atuando em várias instituições médicas de renome, no Brasil e no exterior.

Entre os novos investimentos para o Hucam está a construção de um anexo com 10 andares, onde serão abrigados os centros de Pesquisa Clínica, de Transplantes e de Oncologia. Pretende ainda criar o Instituto Cirúrgico de Oftalmologia e o Ambulatório de Nefrologia.