Espaço de Atletismo da Ufes recebe o nome de Mário Ribeiro Cantarino Filho

25/09/2017 - 16:48  •  Atualizado 26/09/2017 12:31

O Centro de Educação Física e Desportos da Ufes (CEFD) descerrou na tarde desta segunda-feira, 25, uma placa em homenagem, in memoriam, ao professor Mário Ribeiro Cantarino Filho, pioneiro do atletismo universitário no Brasil e na Ufes, dando seu nome ao Espaço de Atletismo da Universidade.

A solenidade, realizada ao lado da pista de atletismo, contou com a presença do reitor Reinaldo Centoducatte, do diretor e da vice-diretora do Centro, Otávio Guimarães Tavares da Silva e Márcia Regina Cunha, do filho do professor, o desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região Mário Ribeiro Cantarino Neto, e de familiares e amigos do professor, além de servidores técnicos, docentes, pesquisadores e estudantes da Ufes.

Legado

O professor Mário Ribeiro Cantarino Filho nasceu em Niterói (RJ) em 1931. Era dono de uma das maiores bibliotecas esportivas particulares do país, com cerca de 5 mil volumes e milhares de recortes de reportagens e notícias sobre educação e esporte. Atualmente, este acervo está disponível na Biblioteca Central da Ufes, localizada no campus de Goiabeiras. O professor lecionou na Universidade entre os anos de 1962 e 1974, e faleceu em 2012, em Brasília.

O reitor destacou a importância da homenagem. “Este é um momento de reconhecimento àqueles que dedicaram parte de sua vida a essa Universidade. Neste momento difícil que nossas instituições estão ultrapassando, uma crise que ultrapassa o campo jurídico e econômico, precisamos muito daqueles que querem construir um futuro melhor para o país. E nada melhor do que mirarmos nos exemplos do passado. A homenagem que dedicamos ao seu pai é uma homenagem a ele e a muitos que colocaram sua força de trabalho e sua inteligência para melhorar a instituição”, disse o reitor, dirigindo-se ao filho do homenageado.

“O professor Mário foi pioneiro do atletismo universitário no Espírito Santo e no Brasil. A Ufes tem a honra de ter sua coleção de livros em sua Biblioteca Central”, destacou o diretor do CEFD, Otávio Guimarães.

O filho do professor, o desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho 17ª Região Mário Ribeiro Cantarino Neto, agradeceu a homenagem: “É uma honra estar aqui, nesta instituição onde meu pai dedicou mais de 10 anos de sua vida à Educação Física, e ao atletismo de modo especial”.

Texto: Thereza Marinho
Foto: Bucher