Equipe Solares fica em 4º lugar no Desafio Solar Brasil

27/12/2017 - 08:41  •  Atualizado 29/12/2017 15:10

A Equipe Solares, projeto de extensão da Ufes, ficou em quarto lugar na classe Catamarã  no Desafio Solar Brasil, uma competição de barcos movidos a energia solar realizada em Angra dos Reis (Rio de Janeiro) entre os dias 18 e 22 de dezembro.  Um grupo de 17 estudantes da Ufes viajou para participar das cinco provas do torneio, que contou com doze concorrentes.

Essa foi a primeira competição da Equipe. A estudante de Engenharia de Produção e vice-diretora do projeto Andressa Santiago explica que, para participar do Desafio, foi preciso comprovar a capacidade do grupo de construírem o barco, batizado de Poente.  “A Universidade Federal do Rio de Janeiro, organizadora do evento, doa os cascos para os barcos. Mas eles pediram que enviássemos previamente os projetos elétrico e mecânico, que foram aprovados”, ressaltou Andressa. Após essa primeira fase, os cascos chegaram em maio de 2017 e a construção do barco se deu ao longo de todo o ano.

Aprendizado

O projeto Solares é coordenado pelo professor do Departamento de Engenharia Mecânica Juan Sérgio Romero Saenz e envolve 32 estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, de Produção e da Computação. “O trabalho é projetar um barco movido a energia solar e, para isso, estudamos conceitos relativos à parte elétrica, naval e ao aproveitamento de energia”, disse o professor Juan.

Andressa afirmou que o desempenho no Desafio superou as expectativas da organização e da própria equipe: “Nossa meta era completar todas as provas sem punição. Participamos das cinco e em todas elas ficamos entre a 3ª e a 5ª colocação, chegando ao 4º lugar geral na nossa classe”. Segundo a estudante, no próximo ano a equipe Solares pretende construir uma embarcação monocasco para que, em 2019, possa ampliar sua participação competindo também nesta categoria.

Para participar do Desafio, a Equipe Solares contou com o patrocínio de empresas e entidades do Espírito Santo e de Minas Gerais.

Saiba mais sobre a equipe Solares: https://solaresufes.wordpress.com/.

Texto: Ana Paula Vieira