Equipe formada por estudantes de Engenharia participa de competição nacional de AeroDesign

23/10/2013 - 14:35  •  Atualizado 23/10/2013 14:36

A equipe Aero Vitória Espírito Santo (Aves), formada por 15 estudantes da área de Engenharia da Ufes, participam a partir desta quinta-feira, 24, da 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, promovida pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, São Paulo.

A competição, que vai até o dia 27 de outubro, reúne estudantes de Engenharia de 15 estados brasileiros, do Distrito Federal, e de países como Venezuela, México e o Peru, que será representado pela primeira vez. São 105 equipes que somam cerca de 1,4 mil universitários. A equipe Aves é a única representante do Espírito Santo.

Entre os desafios está a construção de um avião radiocontrolado capaz de transportar madeira, água ou bolas de tênis. A competição abrange três categorias: Regular, Advanced e Micro. Na classe Regular, a carga deve ser madeira; na classe Advanced, o volume transportado deve ser água. Já na classe Micro, bolinhas de tênis. O peso total transportado em cada aeronave varia de acordo com o projeto e a criatividade da equipe. O avião deve transportar a máxima carga possível em todos os voos.

A equipe Aero Vitória Espírito Santo (Aves) construiu uma aeronave 30% mais leve, 20% menor e com 60% a mais de capacidade de carga do que o projeto de 2012. O avião pesa 1,9 kg, transporta 11 kg de madeira e atinge velocidade máxima e 58 km/h.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2014, nos Estados Unidos.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade.