Equipe da Ufes conquista 5ª lugar em competição nacional de aerodesign

30/10/2013 - 09:50  •  Atualizado 30/10/2013 17:46

Por Jade Drummond (*), com foto da equipe Aves

A equipe Aero Vitória Espírito Santo (Aves), formada por 15 estudantes da área de Engenharia da Ufes, conquistou a 5ª colocação na classe regular da 15º Competição SAE BRASIL AeroDesign. O evento, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de outubro em São José dos Campos (SP), reuniu 150 equipes de 15 estados brasileiros, do Distrito Federal, e de países como Venezuela, México e Peru.

Entre os desafios estavam a construção de um avião radiocontrolado capaz de transportar madeira, água ou bolas de tênis. A competição abrangeu três categorias: Regular, Advanced e Micro. Na classe Regular, a carga deveria ser madeira; na classe Advanced, o volume transportado deveria ser água. Já na classe Micro, bolinhas de tênis. O peso total transportado em cada aeronave variava de acordo com o projeto e a criatividade da equipe e o avião deveria transportar a máxima carga possível em todos os voos.

A equipe Aves, única representante do Espírito Santo na competição, participou da categoria regular e construiu uma aeronave (na foto, com a bandeira do Espírito Santo) que pesa 1,9 kg, transporta 11 kg de madeira e atinge velocidade máxima de 58 km/h. O avião é 30% mais leve, 20% menor e com 60% a mais de capacidade de carga do que o projeto de 2012.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade.

(*) Bolsista de projeto de Comunicação, supervisionada por Thereza Marinho