Encontro reúne profissionais que atuam na perfuração de poços de petróleo

25/09/2017 - 17:26  •  Atualizado 26/09/2017 11:32

O Departamento de Engenharia Mecânica da Ufes realiza, a partir desta segunda-feira, 25, o VII Encontro Nacional de Hidráulica de Perfuração de Poços de Petróleo e Gás (Enahpe), em Pedra Azul (Domingos Martins).

O evento reúne pesquisadores, professores, profissionais e estudantes que atuam ou têm interesse na área de hidráulica de perfuração de poços de petróleo. O objetivo é compartilhar as pesquisas em desenvolvimento e as demandas futuras para o setor.

Com duração de quatro dias, a programação do Enahpe prevê a realização de minicurso temático de hidráulica de perfuração; palestras com melhores práticas e inovações em hidráulica de perfuração e completação de poços; sessões técnicas de trabalhos desenvolvidos com apresentações orais ou em pôsteres, concurso de trabalhos de estudantes de graduação e pós-graduação (Student Paper Contest). Serão apresentados mais de 100 trabalhos e pesquisas nas áreas de Hidráulica de Perfuração, Completação, Estimulação e Cimentação de Poços, Fluidos de Perfuração, Reologia e Redução de Atrito, e Segurança e Meio Ambiente em Poços.

O evento é coordenado pelo professor Bruno Venturini Loureiro, do Departamento de Engenharia Mecânica, junto com professores da UCL e profissionais da indústria de petróleo.

Fórum

O Enahpe foi realizado pela primeira vez em 2006 como um fórum de discussões de temas relevantes para a área de Engenharia de Perfuração do Centro de Pesquisas da Petrobras (Cenpes) com diversos grupos de pesquisa de universidades brasileiras.

A programação completa e todas as informações sobre o VII Enahpe podem ser obtidas no endereço www.enahpe.com.br .

Texto: Hélio Marchioni