Encontro de Filosofia divulga Carta de Vitória

09/07/2013 - 10:33  •  Atualizado 09/07/2013 11:21

Por Jorge Medina

Pensar estratégias de produção de conhecimentos relacionados à educação e ao ensino de Filosofia por meio da criação de programas ou linhas de pós-graduação nas áreas de Filosofia da Educação e Ensino de Filosofia, sobretudo nos institutos e faculdades de Filosofia. Esta foi uma das propostas relatadas na Carta de Vitória, documento produzido ao final do 1º Encontro Nacional de Estudantes e Professores de Filosofia, realizado na Ufes nos dias 12, 13 e 14  de junho.

O evento reuniu mais de 300 pessoas, entre estudantes de Filosofia inscritos no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e professores de 28 instituições de ensino de todas as regiões do Brasil, além de toda a comunidade docente em Filosofia do Estado do Espírito Santo. Na ocasião também foi definida para 2015 a realização do próximo encontro, na Universidade Federal do ABC, em São Paulo, com a colaboração da Universidade Presbiterina Mackenzie, também de São Paulo.

O 1º Encontro Nacional de Estudantes e Professores de Filosofia foi coordenado pelo professor do Departamento de Filosofia da Ufes. Sérgio Schweder. O objetivo do evento foi proporcionar um espaço de debate sobre os aspectos didático-pedagógicos do ensino de Filosofia no Brasil.

Leia em anexo a íntegra da Carta de Vitória.